Desenvolvidas em parceria com a Adalberto, fábrica de têxteis, com o centro tecnológico CITEVE, o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho, a máscara MOxAd-Tech foi acreditada a nível internacional, revelando eficácia contra vírus e bactérias e está agora a ser submetida a testes específicos para a COVID-19.
São produzidas com têxteis antimicrobianos, possuem várias camadas e são impermeáveis. São também reutilizáveis e resistentes à lavagem, conseguindo eliminar perto de 100% dos micróbios após 50 lavagens a 30.ºC.
“Este projeto é um excelente exemplo de cooperação entre diferentes instituições nacionais para criar um produto inovador e disponibilizá-lo às famílias Portuguesas num prazo muito curto. Em conjunto com os nossos parceiros estamos empenhados em cumprir a missão da Sonae de levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas. Pela comparação que fizemos com múltiplas máscaras de elevado desempenho dos EUA à China, acredito que temos a melhor máscara de proteção social a nível mundial que existe hoje. Estamos também satisfeitos por ajudar à retoma de muitas fábricas na fileira têxtil ao mesmo tempo que contribuímos para a proteção da saúde pública”, afirma o administrador da MO, Francisco Pimentel.
A CEO da Adalberto, Susana Serrano, realça também que “a MOxAd-Tech é inovadora a nível mundial, pois inclui diferentes camadas de proteção e um tratamento de impermeabilidade que permite neutralizar bactérias e vírus quando estes entram em contacto com a máscara”.