Há um banco com um novo mundo e o Ricardo explica porquê

 Há um banco com um novo mundo e o Ricardo explica porquêO mundo mudou. O consumidor mudou. O Millennium entendeu essa mudança e a necessidade de também ele mudar. É assim que Ricardo Valadares, diretor coordenador de comunicação do Millennium bcp, resume, em entrevista ao Briefing, as ideias-chave da nova campanha do banco, uma das maiores de sempre.

Dar continuidade ao processo de aproximação entre o Millennium bcp e os clientes é o principal objetivo da nova campanha de publicidade do banco. Uma avó com um neto, um novo empreendedor e uma nova agricultora, acompanhados com as frases “Este é o mundo dos novos babysitters”, “Este é o mundo dos novos empresários” e “Este é o mundo dos
novos agricultores”, respetivamente, são as três imagens icónicas de uma campanha criada pela BAR e que teve a Krypton como produtora.

Em declarações ao Briefing, Ricardo Valadares afirmou que as alterações profundas dos últimos anos não aconselhavam a construção de uma campanha tradicional. “A campanha procura, por isso, espelhar a nova realidade e o entendimento que o Millennium bcp faz
deste novo mundo. Pretendemos que os consumidores associem o banco a uma
capacidade acrescida de compreensão da nova realidade, que eles próprios estão a
viver”, diz o responsável.

A nova campanha institucional, a maior realizada pelo Millennium bcp nos últimos anos, é integralmente focada nos clientes e na sociedade portuguesa visando reforçar o momento de virar de página, que o banco, as famílias e a economia atravessam. O banco diz que é “fortemente emocional e positiva” e inaugura um novo estilo de comunicação e uma nova imagem gráfica.

E no que é que se traduz este novo mundo de que fala o Millennium bcp? Ricardo Valadares explica: “Ao longo dos últimos meses realizámos vários estudos de mercado e ouvimos muitos consumidores. Sabemos que hoje as famílias alteraram profundamente o seu comportamento.
Os consumidores são hoje mais racionais, atentos e negociantes. Estão também mais informados. Quando têm que tomar uma decisão, fazem todo um estudo prévio. Esta nova realidade tanto de aplica à aquisição de um bem de consumo ou de um produto ou serviço
bancário. Esta é a razão pela qual no nosso filme institucional falamos dos novos babysitters, agricultores e empresários.
Ou dos novos destinos, transportes públicos e dos novos casados. Os comportamentos
alteraram-se e, com eles, toda a sociedade se alterou e ajustou”.

“Não basta comunicar”

Briefing | Quais são os seus objectivos da campanha?
Ricardo Valadares | O objetivo desta campanha é dar continuidade ao processo de aproximação entre o Millennium bcp e os clientes. Começámos por desenvolver novas práticas comerciais que nos aproximassem dos clientes, depois lançámos as
Jornadas de Empresas e Agrícolas, que nos levaram a reunir com milhares de empresários nacionais, em muitas das capitais de distrito. No lado cultural, continuámos a partilhar
gratuitamente com as populações as nossas coleções de arte e de pintura.
Queremos, com esta campanha dar mais um passo na aproximação aos clientes e à sociedade. Só havendo esta proximidade e este contacto poderemos escutar os nossos
clientes, para depois podermos apresentar as melhores soluções do mercado. E o novo Millennium tem soluções sintonizadas com o “tempo do agora”. O novo Millennium ouve
o que os seus clientes têm para dizer e entende o que estão a viver – as suas aspirações, necessidades, desejos, ambições, dificuldades.

Briefing | A campanha está presente em vários meios, desde a televisão à internet. Qual é o suporte que dá mais retorno à marca?
RV | Esta é uma campanha multimeios e multiplataformas. Por termos entendido que o Mundo mudou, foi essencial mudar também a forma e as plataformas de comunicação. Há uns anos
teríamos usado apenas os media tradicionais, mas neste caso decidimos apostar muito nos meios digitais e no próprio espaço público. Quisemos estar onde estão os portugueses. No seu dia-a-dia e nos locais onde se movem. É esta combinação de meios que nos permite obter o melhor retorno.

Briefing | Ouve as necessidades dos clientes e ajusta-se à nova realidade é uma das mensagens da nova campanha. Porque é que esta mensagem, que poderia ser adotada por qualquer banco, faz a diferença no Millennium bcp?
RV | Efetivamente, não basta comunicar. Temos, depois, que agir em consonância
com aquilo que comunicamos. Os estudos independentes a que temos acesso reconhecem o elevado profissionalismo dos colaboradores do Millennium bcp. Esta é uma garantia de que aquilo que comunicamos será aplicado no dia-a-dia. Para além do mais, temos a responsabilidade de ser o banco privado com a maior quota de depósitos e de crédito.

briefing@briefing.pt

Segunda-feira, 18 Agosto 2014 12:25


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