Comecemos pelo princípio. Foi em abril de 2020 que Kanan e Vijay Jayachandran abriram o Bômau, na Rua Alexandre Herculano, junto ao Rato. Nascidos e criados na Índia, viveram 25 anos na Califórnia, de onde rumaram a Lisboa. São arquitetos de formação, mas dizem-se foodies de coração que há muito alimentavam o sonho de um restaurante. Juntaram-se-lhes uma dinamarquesa – Ida Rosendal – e duas portuguesas – Rita Romão e Leonor Freitas. O padeiro, Yaser Balaoot, é sírio. Não obstante percursos diferentes, têm em comum a paixão pela comida.
O primeiro mês de vida foi passado em regime de take away e entrega ao domicílio – afinal, vivia-se o primeiro confinamento. Em maio, puderam, finalmente, abrir portas para receber clientes – no interior há lugar apenas para seis, mas na esplanada podem sentar-se 24. Voltaram a fechar as portas em janeiro, porque o novo confinamento assim obrigou, mas esperam em breve reabri-las.
O que muda é só a forma de entrega dos ingredientes que transformam em refeições. Simples, mas de sabores complexos é o que propõem numa carta diversificada em que pontuam sliders (mini-hambúrgueres), wraps, skewers (espetadas grelhadas) e saladas, além de uma multiplicidade de entradas. Os picantes não podiam faltar, ou não fosse asiática a raiz deste espaço.
No Bômau, os vegetais estão muito presentes, com o restaurante a apostar em ingredientes frescos e, em muitos casos, biológicos. Os alimentos processados ficam de fora. As especiarias e os molhos são feitos artesanalmente, o mesmo acontecendo com o pão e os wraps.
As bebidas têm igualmente um lugar de destaque, com uma carta em que pontuam o gin e os cocktails, mas também estão presentes limonadas, chás e sumos caseiros.
Voltemos ao início: o que (a)provamos, afinal? Comecemos pelas entradas: veggie friters, chips de mandioca, e um dip board, com triângulos de flatbread para mergulhar em húmus e companhia. Passemos aos sliders: lemongrass fish burger (com espinafres, amendoins e sweet chili maionese), pulled pork burger (molho barbecue, coleslaw de couve e cebola roxa), e blackbean burger (com cebola salteada, rúcula, chutney e tzatziki). Finalizemos com um cupcake de limão e sementes de papoila. Tudo acompanhado com um clássico mango lassi.