Mas não só. Deseja encontrar rapidamente algumas informações, desligar as luzes ou ajustar a temperatura na sua sala de estar? Pergunte ao seu smart speech assistant e ele executará as suas instruções. Na mesma tendência está o mercado de compras por voz, que, em 2022, poderá superar os 40 mil milhões de euros só no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Todas essas inovações influenciam a maneira como os consumidores entram em contato com a sua marca. Isso significa que a componente visual da identidade da sua marca nem sempre será visível. Como você se destaca como marca em um momento em que o áudio é central e em que apenas uma identidade visual não é mais suficiente? Em outras palavras: como você sobrevive como marca em um mundo sem tela?
E a solução terá, então, de passar por uma sonic brand. Com o aumento da importância do som, muitas marcas terão de desenvolver a sua identidade sonora, uma identidade auditiva imediatamente reconhecível. Foi o que fizemos recentemente. Foi um processo longo e muito gratificante pela aprendizagem que nos proporcionou. Aliás, o propósito deste artigo é, precisamente, partilhar consigo as considerações mais importantes e as lições que aprendemos para que possa, mais depressa, começar a construir um ambiente sonoro distintivo para sua marca naquilo que é o mundo dinâmico do som.
1. Não se limite a um jingle
O que há de novo numa sonic brand? Na verdade, a música sempre desempenhou um papel importante no marketing, como música de fundo em anúncios, mas também através de jingles reconhecíveis que fazem parte do nosso imaginário coletivo e que nos fazem com que saibamos, exatamente, que marca estamos a ouvir. Contudo, as formas tradicionais de publicidade e marketing já não são suficientes para muitas marcas, sobretudo nos casos em que a sonoridade desempenha um papel importante. Por isso, uma identidade sonora tem de ser consistente e isso implica que os consumidores, independentemente do lugar onde entram em contacto com a marca, ouçam sempre um som reconhecível.
2. Seja autêntico e criativo
É importante que a identidade sonora esteja adequada aos valores da sua marca, porque também fará parte da sua personalidade. Portanto, seja criativo, mas fique perto da sua marca. Por exemplo, a Coca-Cola escolheu brincar com os sons da experiência do cliente: abrir, servir e beber Coca-Cola. E a Philips usava lâmpadas para a sua melodia.
3. Crie uma melodia de base que seja reconhecível
Como profissionais de marketing, o que pretendemos é inovar e surpreender constantemente. E o som é o meio ideal para isso, porque permite variar quase que infinitamente. Ao mesmo tempo, há também o desafio de garantir que o som permaneça sempre reconhecível e consistente, pilar essencial na construção da identidade de uma marca. A melodia deve, por isso, ser simples, fácil de lembrar e cantarolar e adequar-se à marca. Por isso, é importante fazer testes extensivos, por exemplo, mudar os instrumentos, a velocidade e a duração, mas desde que a melodia permaneça, na sua essência, a mesma. Assim, vai conseguir criar um som único e reconhecível a cada momento, para todos os contextos e para cada campanha. Por exemplo, a KLM desenvolveu uma identidade auditiva com variações nos anúncios, nos vídeos de segurança, na fase de embarque e no podcast The Journey.
4. Saiba identificar o ruído
Com base nos pressupostos anteriores, vai conseguir que o som da sua marca seja identificável. Mas tem ainda a possibilidade ser mais inovador. Como? Pode adaptar o som da marca a uma região ou cultura específica. A mesma melodia base pode ser localizada, para que o som da sua marca ressoe na Europa, África ou Ásia. Ao trabalhar em conjunto com músicos, artistas e agências em todo o mundo, encontrará, com certeza, um som adequado para todas as culturas.
Deixe as pessoas ouvirem o que a marca é
Em suma, uma identidade sonora, será, mais cedo ou mais tarde, indispensável para marcas e com a abordagem correta, poderá fazer a diferença na sua. Quanto mais a sério levarmos a marca sonora, melhor continuaremos a atrair os consumidores e a dar-lhes uma sensação de reconhecimento e confiança.
E o som da sua marca, como está?
Montserrat Herrera, Marketing & Communications Director Portugal da Mastercard