Cada uma das praias terá um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo na praia. O reservatório conta ainda com uma explicação da nova sinalética de praia – semáforos – necessária para a redução de contágio do vírus COVID-19.
Este projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e do Electrão, conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa, Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente; e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática. Nesta terceira edição, junta-se ainda, também enquanto parceiro, a Brigada do Mar, que permitirá ao projeto dar mais um passo diferenciador, alargando a sua duração: a limpeza de praias e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano.
“A terceira edição do TransforMAR reforça o nosso compromisso em prol da redução do plástico e não só garante as praias mais limpas, como promove comportamentos responsáveis. Este ano, através da parceria com a Brigada do Mar, conseguimos alargar a nossa intervenção, levando mais longe este projeto que prevê sensibilizar a sociedade e proteger o planeta. Simultaneamente, é-nos possível reforçar o apoio às comunidades locais, através da valorização do plástico recolhido, que é devolvido à população através de donativos monetários a 15 IPSS locais, nos concelhos das praias envolvidas no projeto”, explica a diretora de Comunicação do Lidl Portugal, Vanessa Romeu.