Enquanto marca portuguesa, Limiano tem vindo a reforçar a sua portugalidade e também a homenagear o que é português, nomeadamente através da realização de parcerias com marcas portuguesas com os mesmos valores, cheias de histórias e de tradições, tais como a Bordallo Pinheiro e a Costa Nova, acrescenta. “E quando afirmamos que ´somos todos fatias da mesma bola´, a expressão vai muito além do significado literal. Significa fazer parte do mesmo, ter um elo emocional que nos liga e ultrapassa a rotina diária que, por vezes, nos impede de estar verdadeiramente conectados. É valorizar a diferença sempre com sentimento de pertença”, sublinha a propósito.
Na visão de Joana Vinagre, a chave do sucesso da marca reside na qualidade e nas caraterísticas intrínsecas do produto, muito apreciadas pelos consumidores, no sabor suave e numa textura amanteigada, aliado aos valores que a marca transporta: tradição e genuinidade, qualidade e família. “Tudo isto faz de Limiano a marca de queijo preferida pelos portugueses”, frisa. Acresce que o sucesso passa, ainda, pela aposta permanente na tradição aliada à inovação. “Respeitamos a tradição do passar de mão em mão, de geração em geração, pois é o que nos une e nos torna verdadeiramente genuínos. Fazer parte da família é ter identidade e orgulho em mantê-la”, destaca.
Joana Vinagre garante que Limiano é a marca de queijo mais consumida em Portugal e justifica: é a marca líder no Total Queijo – a maior categoria em valor nos Bens de Grande Consumo em Portugal -, com 8,6% de quota de mercado em valor e líder, igualmente, no segmento de Fatias de Flamengo, com 23% quota de mercado em valor, ACNielsen FY 2020. Em termos de exportação, a marca está presente em países como França, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Estónia, Canadá, Angola, Moçambique e Timor Leste.
Quanto à evolução do perfil e gosto do consumidor de Limiano, assegura que a marca tem sabido evoluir, crescer e desenvolver uma relação de confiança e proximidade com as famílias portuguesas há mais de 60 anos. “Os consumidores, ao longo dos anos, têm vindo a apresentar novas exigências e hábitos de consumo diferenciados e a nossa marca tem respondido e acompanhado essa evolução e esses interesses dos consumidores. A Bola de Queijo Flamengo Limiano é – diz –, simultaneamente, o ícone da marca e o ponto de partida da sua história: as fatias pré-embaladas, são cortadas diretamente da bola Limiano. Com uma oferta diversificada, Limiano está presente também nos segmentos de queijo ralado e no de queijo curado, com o seu Limiano Amanteigado sem casca “para saborear até ao fim”. Já no final de 2020, e durante a pandemia, consciente da tendência crescente no consumo de snacking, a marca lançou um snack nutricionalmente equilibrado: o Limiano Pausa, uma combinação de cubos de queijo com amêndoas e arandos, da qual resulta uma solução que entrega “sabor, nutrição e conveniência”. Está disponível numa prática embalagem, que é totalmente reciclável e com incorporação de materiais reciclados, e possui a porção certa, para que todos possam usufruir de uma pausa saborosa e nutritiva em qualquer momento e lugar. Numa abordagem a eventuais novidades em termos de oferta, a Senior Brand Manager da marca declara que mantêm o propósito de reforçar a liderança e a preferência em todos os segmentos relevantes, continuando a trazer inovação ao mercado. “No final deste ano, princípio do próximo, espera-se o lançamento de mais novidades”, anuncia, sem detalhar.
Joana Vinagre enquadra que o Grupo Bel, detentor da marca Limiano, redefiniu a sua missão corporativa através do compromisso “disponibilizar alimentos saudáveis e responsáveis para todos”, através da nova assinatura: “Bel for All, for Good”. “Ousadia, compromisso e colaboração são as linhas orientadoras que regem o dia-a-dia do grupo Bel, construindo uma cultura colaborativa que nos distingue, porque comunicamos, colaboramos, tomamos iniciativa, somos exigentes e vencedores. Juntos, ultrapassamos dificuldades. Juntos, celebramos sucessos. Juntos, partilhamos sorrisos. Juntos, somos uma empresa familiarmente responsável”, adianta.