Nos anos 70, o Marketing resumia-se apenas à existência de alguns comerciais nos organigramas das empresas, mas na década de 80 começam a surgir os primeiros livros de vários autores e são criados departamentos de Marketing em várias empresas. Nos anos 90, o Marketing passa a ser aceite e reconhecido pela generalidade das empresas e, a partir de 2000, começa a revolução digital.
Nos tempos atuais, o Marketing assume uma enorme importância e transformou-se numa área relevante e respeitada por todos. A título ilustrativo, podemos indicar que existem atualmente 740 instituições de ensino superior no mundo que lecionam cursos de Marketing. No ano passado, foram publicados mais de 300 mil artigos científicos, em mais de 150 revistas especializadas, e as prateleiras das livrarias estão recheadas de livros sobre este tema. A Amazon tem disponíveis mais de 50 mil livros sobre, e a internet está inundada com vídeos, textos, blogues e posts sobre o mundo do Marketing.
O Marketing deixou de ser um território estranho, inicialmente associado a vendedores ou a publicitários, e passou a revelar-se uma área nevrálgica da vida das empresas. Face às tendências futuras, acredito plenamente que os profissionais de Marketing vão ser ainda mais valorizados e respeitados nos próximos anos.
Sou um admirador profundo de Michio Kaku, reputado professor de Física na Universidade de Nova Iorque. É autor de vários livros, mas houve um que me captou a atenção de forma especial. Nesse livro, entrevistou 300 dos cientistas mais brilhantes do mundo, de diferentes áreas, e apresentou um conjunto de tendências organizadas para os próximos 20, 50 e 100 anos.
Na área da tecnologia, aponta óculos e lentes para acesso à internet, automóveis sem condutor, écrans nas quatro paredes das nossas casas, realidade virtual, tradutores universais, hologramas, a possibilidade de fotografar sonhos, ou até, a leitura da mente humana. No domínio da inteligência artificial, vamos ter robots cirurgiões e cozinheiros, robots com emoções, consciência das máquinas, substitutos e avatares. Na Medicina, teremos consultas médicas automatizadas, clonagem de órgãos, filhos à medida, relógios biológicos, a capacidade de ressuscitar espécies extintas, e até, de acabar com todas as doenças. No ensino, vamos assistir a uma fusão entre o digital e o presencial e formar jovens para profissões que ainda não existem, atingindo os 600 milhões de estudantes universitários em 2040, por todo o mundo.
Acredito, por tudo isto, que nos próximos anos vamos assistir a uma fusão entre o Marketing e a Tecnologia em termos empresariais. Bem-vindo, MarkTech!
Daniel Sá, Diretor executivo do IPAM Porto