Constituindo um passo marcante na evolução do programa Media Smart e sendo uma inovação no contexto da literacia mediática, esta nova Plataforma de E-Learning visa facilitar o processo de aprendizagem junto da comunidade educativa, assegurando acessibilidade, conveniência e rigor, sem se perder a qualidade pedagógica, informa a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) em comunicado.
O encontro conta com a presença e intervenção de Manuela Botelho, secretária-geral da APAN (na foto), José Lagarto, coordenador da Área Científica de Educação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica e líder de desenvolvimento da plataforma online.
Destaca-se ainda a mesa redonda de professores, que vão partilhar, na primeira pessoa, as suas experiências em sala de aula e o impacto do Media Smart nos seus alunos e colegas. O encerramento estará a cargo de Luís Filipe Santos, subdiretor-geral da Direção-geral da Educação.
O Media Smart é um programa escolar de literacia para a publicidade nos diferentes media, dirigido às crianças entre os 7 e 11 anos. Trata-se de um programa de utilização voluntária, disponível para ser utilizado em todas as escolas públicas e privadas do ensino básico. É uma iniciativa da APAN.
O grande objetivo desta iniciativa da APAN é desenvolver competências nas crianças que lhes permitam compreender e interpretar corretamente as mensagens publicitárias, desenvolvendo o seu sentido crítico e preparando-as para se tornarem cidadãos mais responsáveis, capazes de fazerem escolhas informadas. Em Portugal, o primeiro módulo foi lançado nas escolas em fevereiro de 2008.
O programa tem um grupo de peritos que supervisiona científica e pedagogicamente todo o programa presidido pelo Prof. Roberto Carneiro, e que conta com a participação e apoio dos Ministérios da Educação, Saúde e Economia, entre outros peritos.