Sob o mote “Se conduzir, não envie mensagens”, a campanha foi desenvolvida por três alunos do mestrado em Design e Cultura Visual: Servane Vigne (francês), Marco Tattoli (italiano) e Tiago Laginha (português).
Para a produção, a equipa criativa inspirou-se em casos de estudo relevantes, nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde este tipo de campanhas de sensibilização é frequente há alguns anos, explicam os alunos em comunicado.
O resultado foi a produção de quatro mupis: uma prancha partida numa praia para representar o que poderia ter sido esse dia sem o comportamento de risco, uma bateria que “morreu” às 16h30, uma arma que dispara uma bala que simboliza a SMS e um guarda-redes, que personifica a incapacidade para se dar resposta eficaz em momentos críticos, quando se está a usar o telemóvel.
A JCDecaux foi responsável pela cedência dos mupis e a PRP ficou encarregue da produção dos suportes. As duas entidades pretendem, assim, ajudar a contribuir para a redução da sinistralidade.
A campanha estará visível nas ruas a partir desta quarta-feira e, a partir de 7 de agosto, pode ser encontrada em centros comerciais.