O cinema está em cartaz

Chama-se cartazdecinemaportugues.pt e é um website de homenagem aos cartazes da sétima arte nacional. Desenvolvido por Igor Ramos, aluno de doutoramento em Design da Universidade de Aveiro (UA), o objetivo é dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal neste meio, celebrando o contributo dos designers e ilustradores.

 

Do website consta já uma dúzia de cartazes, sendo que todas as semanas é adicionado um novo. O projeto está também presente nas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook e conta com uma série entrevistas em vídeo com designers gráficos responsáveis pela criação de cartazes de cinema. A primeira temporada consiste em cinco entrevistas com os designers Ana Teresa Ascensão, Catarina Sampaio, José Brandão, João Botelho e ilhas studio, em que abordam o seu processo criativo. O primeiro vídeo, com Ana Teresa Ascensão, já está online no website e no canal de Youtube do projeto, e os seguintes serão incluídos a uma cadência mensal.

Diz Igor Ramos que o projeto procura dar resposta a “uma lacuna de várias décadas que só recentemente começou a ser adereçada através da organização de exposições e de alguns contributos académicos”. “Este projeto procura dar maior visibilidade aos cartazes através de uma curadoria digital com o fornecimento de dados relativos à sua autoria e catalogação, bem como considerações acerca do design e da ligação que estabelecem com os filmes que anunciam, além de algumas declinações sob a forma de outros materiais gráficos ‘contaminados’ pela linguagem gráfica do cartaz”, explica.

briefing@briefing.pt

Quarta-feira, 03 Março 2021 10:44


PUB