A campanha tem o objetivo de alertar os pais e encarregados de educação para mudarem algumas atitudes que têm em frente às crianças, de forma a que estas não as perpetuem. Outra das intenções é mostrar que o desporto tem de ser uma fonte de respeito por todos os intervenientes, de ética e fair-play.
“A violência, o racismo, o preconceito e a apologia à violência não são coisas bonitas de se ouvir numa campanha, mas são ainda piores de se ouvir na vida real”, diz o diretor criativo e coautor da campanha Pedro Bexiga. “É um filme chocante mas precisamos de algo assim para chamar a atenção para o problema e quebrar este hábito que tem sido passado de geração em geração”, acrescenta.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, sublinha a importância de uma campanha como esta. “Sabemos que não há legislação perfeita que possa acabar com discursos de ódio. Mas é possível mudar, com o compromisso de todos, clubes, atletas e sobretudo os adeptos, e entre estes os pais que acompanham os seus filhos nas diferentes modalidades”.
A campanha foi desenvolvida em parceria e conta com o apoio das federações portuguesas de andebol, basquetebol, futebol, patinagem e voleibol. E vai estar presente em vários jogos destas modalidades, no digital, nas redes sociais e em exteriores.