“Com apenas oito anos de existência, o Notícias de Coimbra tornou-se numa referência na capital do centro”, começa por dizer o diretor, Fernando Moura. Em 2022, pretende “consolidar e reforçar a liderança no distrito” e promete continuar a “não guardar para amanhã o que pode ser noticiado na hora”.
O diretor do diário recorda que “o Google Analytics indica que o NDC é o site informativo com mais visitas na região centro”, o que encara como uma enorme responsabilidade para o “jornal que não se vende”.
De resto, diz que é o único jornal de Coimbra a integrar o ranking dos sites de informação mais visitados de Portugal e o meio local português que nos últimos meses surge em primeiro lugar no NetAudience da Marktest.
“O diário da região de Coimbra é mesmo o meio de comunicação social da cidade com mais seguidores no Facebook e a nível nacional é o único órgão local que ultrapassa a fasquia dos 300 000 seguidores. Tem mais gostos no Facebook que os três concorrentes juntos”, salienta, adiantando que mais de 90% dos seus leitores têm entre 18 e 54 anos.
Para 2022, o Notícias de Coimbra vai reforçar a sua aposta na criatividade editorial, “no espírito irreverente e no estilo sarcástico, valores fundamentais para ter um meio de comunicação social mais próximo de uma sociedade moderna, aberta e exigente”, revela o profissional cujo percurso está, há 30 anos, ligado à imprensa, radiodifusão e publicidade exterior.
Ambição do diário para este ano é também uma “clara aposta na televisão em direto”. Com 65% dos leitores na região de Coimbra, 15% no resto da zona centro e 10% em todo o mundo, o diretor encara como desafio para o futuro encontrar um investidor que lhe permita replicar “modelo NDC” de norte a sul. Na rota das mudanças que a pandemia trouxe ao diário e que, entende, terem vindo para ficar: “mais trabalho, mais leitores e mais receitas”.