O Salvador e a 9 questionam as acessibilidades

A Associação Salvador desafia os candidatos às eleições legislativas e os partidos com assento parlamentar a “sentarem-se no seu lugar”. Depois da campanha feita nas eleições autárquicas “Ponha-se no nosso lugar”, surge esta nova iniciativa digital, assinada pela 9, que pretende impactar, não apenas a classe política, mas toda a sociedade civil.

“Será que finalmente teremos uma estratégia eficaz na área das acessibilidades?” é a pergunta que dá o ponto de partida a esta campanha. “Um momento decisivo, que irá decidir o futuro do país… Mas e o das pessoas com deficiência? As estratégias são pensadas para um país totalmente inclusivo?”, questiona a Associação, em comunicado.

“Estamos em pleno século XXI, com uma Lei das Acessibilidades com mais de 20 anos, o que mudou? Quais as estratégias de cada partido para este tema? Todos os dias, milhares de pessoas com deficiência motora continuam a ficar à porta de repartições de finanças, de supermercados ou mesmo das urnas de voto, ficando impedidas de cumprir o seu direito constitucional. São milhares de pessoas que, diariamente, estão presas entre 4 paredes porque não conseguem sair de casa ou apanhar um transporte público”, afirma o presidente e fundador da associação, Salvador Mendes de Almeida. “Em pleno século XXI, os políticos continuam a “usar-nos” como bandeira política, mas a esquecerem-se de nós no dia seguinte. É urgente uma mudança de paradigma que nos dê mais dignidade e mais liberdade. Temos de pensar o país para todos, construindo cidades verdadeiramente inclusivas”, diz.

briefing@briefing.pt 

Quinta-feira, 20 Janeiro 2022 11:23


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