O Super Bowl tem Super Ads

O Super Bowl LVIII, jogo em que se sagra o campeão da National Football League (NFL), vai colocar Las Vegas no centro do mundo, este domingo, 11 de fevereiro. Neste evento desportivo, as marcas têm a oportunidade de se mostrarem a uma das maiores audiências televisivas do globo. Trazemos o top 10 dos anúncios mais criativos que já foram transmitidos.

O Super Bowl tem Super Ads

Com uma previsão de que a audiência supere os 200 milhões de espectadores, é do interesse das marcas conseguirem garantir espaço no intervalo do Super Bowl, que comporta os spots publicitários mais caros, anualmente. Apesar de as insígnias investirem valores elevados para garantir 30 segundos de visibilidade – sete milhões era o preço estimado em 2023 –, a verdade é que o ROI e a brand awarness justificam o investimento.

Por isso mesmo, a Briefing decidiu compilar alguns dos que são considerados os melhores anúncios que já foram transmitidos no prime time do evento e que puseram as marcas no centro da discussão.

Apple (1984)

Considerado por muitos “um dos melhores anúncios alguma vez feito” e o “melhor spot da Super Bowl”, 1984 é o título do anúncio que a Apple lançou na Super Bowl desse ano. A criatividade é da antiga Chiat\Day, por Steve Hayden, Brent Thomas, e Lee Clow.

Wendy’s – Where’s the Beef? (1984)

Foi com a criatividade da Dancer Fitzgerald Sample que a hamburgueria Wendy’s se destacou no ano de 1984. “Where’s the beef?” deu o nome à campanha e foi uma frase que ficou marcada para a história, tendo sido utilizada em diversas ocasiões por várias figuras públicas norte-americanas.

Pepsi – Cindy Crawford (1992)

A BBDO USA foi a agência responsável pela criatividade do anúncio protagonizado pela atriz norte-americana Cindy Crawford. A marca de refrigerantes Pepsi lançou o anúncio, em fevereiro de 1992, durante o Super Bowl.

Nike – Hare Jordan (1993)

Foi com a criatividade da Wieden + Kennedy e direção de Joe Pytka que a Nike se apresentou durante o Super Bowl de 1993. O anúncio resulta da combinação de live action com animação, e conta com a participação do famoso basquetebolista Michael Jordan e do desenho animado Bugs Bunny.

Budweiser – Whassup! (2000)

Desenvolvido pela DDB Worldwide Chicago para a marca de cervejas Budweiser, o primeiro anúncio “Whassup?!” foi para o ar em 1999. A versão que foi apresentada no ano seguinte, no Super Bowl, arrecadou um Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.

Old Spice – The Man Your Man Could Smell Like (2010)

A Old Spice fez furor no Super Bowl em 2012, com o anúncio “The Man Your Man Could Smell Like”. A Wieden + Kennedy foi a agência responsável pela criatividade da campanha e o protagonista foi o ex-jogador de futebol americano e ator Isaiah Mustafa.

Google – Parisian Love (2010)

O primeiro anúncio de sempre da Google foi lançado em 2010 e marcou presença na final do campeonato de futebol americano do mesmo ano. Dado o fator surpresa deste anúncio, o buzz que foi gerado durante e depois do evento rendeu-lhe o título de um dos melhores spots da edição de 2010. A ideia partiu da agência americana Google Creative Lab.

Snickers – Betty White (2010)

A BBDO NEW York e a Snickers levaram a atriz norte-americana Betty White a protagonizar um jogo de futebol americano na lama. Introduzido na campanha global da marca “Tu não és tu quando tens fome”, o anúncio foi tão bem-sucedido que, depois do evento, foi lançada uma petição online para tornar a atriz apresentadora do Saturday Nigh Live e resultou, segundo revela a publicação The Drum.

Volkswagen – The Force (2011)

Lançado na quarta-feira antes da grande final, uma prática pouco comum entre os anunciantes que guardavam os anúncios do olhar público, “The Force” veio revolucionar a publicidade do Super Bowl. Antes do evento, a publicidade já contava com 17 milhões de visualizações no YouTube.

Budweiser – Puppy Love (2014)

A marca que mais investiu ao longo dos anos em anúncios durante o Super Bowl arrecadou o título de melhor anúncio de 2014.  A agência norte-americana Anomaly foi a responsável por juntar a Budweiser, um cavalo da raça Clydesdale e um cachorro, para contar uma história emocionante.

Mariana Paulo

Terça-feira, 06 Fevereiro 2024 12:23


PUB