Com a abertura deste espaço, que se junta ao Mercedes-EQ Lounge, na Nazaré, a marca convida todos a fazer parte desta viagem “rumo a um futuro mais sustentável”. O projeto insere-se na visão da marca, ao nível da sustentabilidade, de “contribuir para fazer a diferença” e de cumprir o objetivo a que se propõe através da Ambition 2039.
Esta ambição dá, então, sentido ao investimento da Mercedes-Benz, uma vez que pretende alcançar a neutralidade carbónica até esse ano e que tem apostado na reciclagem e na reutilização de materiais.
Através deste tipo de iniciativas, o intuito é criar “uma consciência global da importância da mudança dos comportamentos na proteção do oceano e, sobretudo, dos ecossistemas marinhos”, como explica o diretor de Marketing e Comunicação da marca, Jorge Aguiar.
O Oceanic Lounge, nas Docas de Lisboa, irá funcionar com um conjunto de parceiros e entidades, entre elas o Oceanário e a escola de vela Terra Incógnita.
Mas não é só no mar que há atividades. Em terra há um lounge com dois pisos com um espaço que é aberto a todos e que tem também uma preocupação de inclusão social.
As atividades que o espaço vai oferecer são variadas: além da parte educativa e de consciencialização, vai dar a conhecer meios de proteção dos golfinhos que visitam o Tejo; alertar para as questões ambientais que deem origem a uma nova forma de encarar o mar; escola de vela e de navegação; entre outras.
O Mercedes-Benz Oceanic Lounge vai contar também com uma equipa de biólogos e zoólogos e a marca está disponível para trabalhar com novos parceiros e ter colaborações de modo a “alavancar projetos científicos e didáticos”.
Para o desenvolvimento do lounge, a Mercedes-Benz juntou-se aos Skeleton Sea, projeto ligado à arte do mar, à arte sustentável e à consciência ecológica. A marca decicidiu, assim, utilizar a arte como meio de consciencialização ambiental e decorar o espaço com estruturas feitas a partir de lixo, transformando-o em arte.