O “NOVO”, propriedade da Lapanews, Edições e Comunicações Lda. e dirigido por Octávio Lousada Oliveira e Diogo Agostinho, terá uma periodicidade semanal em papel – com distribuição nacional à sexta-feira – e uma edição online; e está presente no Facebook, Instagram e Twitter.
O semanário conta com uma equipa de 25 jornalistas, que irão trabalhar as quatro grandes secções: “Nação” – dedicada à atualidade política nacional; “Valor” – direcionada para a economia, empresas e mercados; “Global” – dedicada ao internacional; e “Vida” – destinada a ambiente, cultura, desporto e tecnologia. Ademais, traz de volta a revista social “Olá!”, que era distribuída pelo extinto “Semanário”.
O novo jornal iria chamar-se “Sol”, mas a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social recusou o registo do mesmo como publicação periódica, uma vez que o título se encontra protegido pelo “Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos”. O “Correio da Manhã” recorda que Rui Teixeira dos Santos, consultor da Abreu Advogados e ex-diretor do extinto “Semanário”, comprou, através da sua empresa Lapanews, a marca “Sol” à Pineview Overseas – do empresário luso-angolano Álvaro Sobrinho –, com o objetivo de relançar o título. No entanto, o título “Sol” – atual “Nascer do Sol” – é de Mário Ramires, através da Newsplex, desde 2015, quando Álvaro Sobrinho decidiu encerrá-lo.