Briefing | A Milenar está no mercado há quase 20 anos. Qual o balanço?
Miguel Raposo | O balanço destes 20 anos é muito positivo. A Milenar foi uma das empresas pioneiras na área do digital, o percurso tem sido de desenvolvimento, de antecipação de tendências e ascendente. O nosso know-how tem captado cada vez mais clientes com a marca Milenar a solidificar-se e a dar provas de que é uma referência a nível digital. Ao longo destes anos existiram evoluções no nosso posicionamento, mas a estratégia tem sido sempre a mesma: antecipar tendências e captar oportunidades no universo digital, dar um acompanhamento permanente e eficaz a todos os clientes e apresentar resultados tangíveis.
Briefing | Começou por se dedicar ao email marketing, e hoje afirma-se como uma empresa de social media. Como se dá esta evolução?
Miguel Raposo | Quando a Milenar nasceu, em 1996, a Internet tinha acabado de chegar a Portugal, o email era a grande novidade. A Milenar inovou e foi a primeira empresa em Portugal com oferta de email marketing. Depois, ao longo dos anos foi adaptando o seu negócio à evolução constante do mundo digital. Passámos pelo foco da execução, implementação e gestão de plataformas digitais e de social media; hoje evoluímos para ser um canal de comunicação que agrega o maior número de influenciadores digitais, referências nacionais ou internacionais, das mais diversas áreas profissionais e artísticas: músicos, atores, desportistas. Foi natural toda a evolução e hoje em dia já trabalhamos para as novidades que vão surgir nos próximos tempos, antecipando-as e tendo as respostas e soluções. Evoluímos com muito trabalho e perseverança, regidos por uma disciplina de excelência procurando sempre alcançar o sucesso.
Damos “palco” a quem quer comunicar, somos os maiores impulsionadores da comunicação bilateral para as marcas (que até aqui apenas sabiam comunicar unilateralmente). Sim criamos tendências de mercado, arriscamos e acima de tudo criamos valor: para as marcas, para as celebridades, para as bloggers, para as instituições pro bono que recorrem a nós, para os parceiros de negócios sem nunca descurar o valor que aportamos à nossa equipa, que é a melhor.
Briefing | E porquê apostar nesta área?
Miguel Raposo | O core business da Milenar é a comunicação digital. Por isso, está sempre atenta a todas as mudanças de comportamento e tendências do público, dos consumidores. Rapidamente percebemos que a forma como comunicamos seria muito influenciada pelas redes sociais, estávamos perante um novo paradigma de comunicação. Hoje todas as nossas ações estão disponíveis nas redes sociais: a nossa informação pessoal, a forma como nos relacionamos, a partilha de notícias, o que vamos comprar, etc. Estas redes sociais, com o seu carácter ubíquo e de instantaneidade viabilizam a comunicação pessoal, participativa e persuasiva – características fundamentais da comunicação desde os primórdios dos tempos.
Briefing | Mas o que a Milenar tem de diferenciador para oferecer às marcas?
Miguel Raposo | Somos um dos principais canais de comunicação em Portugal e temos a capacidade de focar a comunicação. O digital veio criar esta nova forma de comunicar, de uma forma mais centralizada. Através de plataformas, blogues e redes sociais, a Milenar constrói uma estratégia de comunicação influente para os seus clientes, tendo em conta o seu posicionamento. O objetivo às vezes não passa pela massificação. Um dos nossos lemas é levar a informação ao público-alvo, que está efetivamente interessado nos temas ou produtos. Pela experiência que temos, o impacto da comunicação, da publicidade, no meio certo é muito maior comparativamente a uma mensagem usada para massas. Comunicar um produto num blogue especializado ou ter uma recomendação de alguém com determinado perfil, por exemplo, provoca de imediato uma maior envolvência das pessoas e uma grande interatividade. No final, conseguimos esclarecer o público em relação ao produto e temos clientes satisfeitos porque a marca foi comunicada de forma estratégica: para o público que pretendiam, de forma genuína e ao mesmo tempo eficaz.
Os números da Milenar, que representam o nosso alcance, são também diferenciadores e espelham a nossa dimensão e ambição: 180 agenciados (cerca de 100 figuras públicas e 80 bloggers), 300 canais no YoutTube com 11 milhões de visualizações mensais, 10 milhões de likes no Facebook, 4 milhões de seguidores no Instagram e 2 milhões no Twitter. São números que afirmam a Milenar como um dos maiores canais de comunicação de Portugal.
Briefing | A Milenar trabalha essencialmente no digital. De que modo potenciam as campanhas/marcas neste meio?
Miguel Raposo | A Milenar trabalha com várias plataformas: sites, blogues, YouTube e todas as redes sociais. O acompanhamento que fazemos a estas plataformas é permanente e é o primeiro passo para conseguir bons resultados. As plataformas têm que ser potenciadas, devem evoluir com consistência no seu número de seguidores e precisam de manter níveis de qualidade, só assim podem tornar-se interessantes para as marcas.
As campanhas podem estar presentes de várias formas, através de display, nos nossos blogues, ou através de posts patrocinados. No segundo caso, o blogger, que tem uma grande proximidade com os seus seguidores, apresenta um artigo onde dá a sua opinião sobre uma determinada marca. Todo este processo é delineado e gerido pela Milenar, tendo em conta o posicionamento da marca e o perfil genuíno da blogger ou figura pública. O produto pode estar presente num editorial de moda, num review, em montagens ou de forma mais ou menos evidente, sem retirar o genuíno, a linha editorial, de cada blogger, de cada plataforma.
As redes sociais são outro meio de excelência para comunicar produtos. Neste caso é selecionada a rede social adequada de um influenciador, uma figura pública ou um blogger, e é criada uma estratégia para divulgar o produto.
Briefing | Por que deve uma marca optar por uma estratégia no digital? Quais as vantagens e os desafios?
Miguel Raposo | Hoje o mundo é digital, o nosso modelo económico assenta na partilha. As marcas que não são partilhadas não são lembradas!
O digital hoje não passa por uma marca ter um site ou uma loja online – a estratégia tem de assentar na interligação com os seus consumidores, na partilha, no “engagement”!
Briefing | No entanto, quando se fala em digital e redes sociais pensa-se automaticamente em Facebook. Esta plataforma continua a ser a preferida das marcas?
Miguel Raposo | O Facebook continua a ser a plataforma mais usada. Se fizermos uma análise do nosso dia-a-dia grande parte das nossas ações estão centradas no Facebook: usamos o chat, partilhamos imagens, vemos notícias, etc. Nesta lógica, torna-se natural que as marcas queiram estar presentes nesta rede. Mas, como já referimos anteriormente, o objetivo da Milenar é focar a comunicação. Por isso, dependendo do objetivo da marca, o Facebook pode não ser a primeira opção. Acompanhamos a evolução de todas as redes sociais e consideramos que um meio com menos seguidores como o Instagram, pode ter um impacto muito maior num determinado público. O objetivo é chegar às pessoas certas, de forma eficaz.
Briefing | Em que outros canais comunicam? Qual o mais eficaz e que gera maior retorno?
Miguel Raposo | A Milenar comunica através de todas as plataformas digitais que façam sentido para os nossos clientes – sites, blogues e todas as redes sociais. Não podemos afirmar que existe um meio que é mais eficaz do que o outro. Este conceito é muito relativo, porque depende sempre do objetivo da marca. Se queremos, por exemplo, falar sobre uma marca de roupa pode ser mais eficaz comunicar num blogue especializado, enquanto que, no caso de uma marca de iogurtes pode fazer sentido usar o Facebook de uma figura pública. A eficácia não vem da plataforma, vem da forma como a comunicação é executada.
Neste momento a grande aposta da Milenar é a nossa Network de YouTube, onde somos parceiros da Google, com o Nework Channel ThumbMedia, a única Network de língua Portuguesa, onde já temos os maiores youtubers portugueses e brasileiros.
Briefing | A Milenar também se dedica ao agenciamento digital de figuras públicas. Quais as implicações de comunicar figuras, que são também rosto de marcas?
Miguel Raposo | As marcas têm que começar a perceber desde o primeiro momento que tipo de comunicação pretendem.
A presença digital das figuras públicas tem aumentado drasticamente e representa um potencial enorme para comunicar uma marca. As redes sociais permitem que exista uma grande proximidade emocional com os seguidores, pois aproxima-os dos seus ídolos. Assim, se esta rede for potenciada pode ser um canal de excelência para comunicar marcas e produtos. Neste sentido acompanhamos diariamente as redes dos nossos agenciados de forma a garantir um posicionamento coeso, uma linha editorial coerente da própria pessoa.
Briefing | Quais os resultados obtidos em 2014?
Miguel Raposo | O ano 2014 é um ano de transição e de definição estratégica, os resultados em termos quantitativos não transmitem nada – os resultados aqui relevados são os qualitativos, estes sim, são determinantes do sucesso que pretendemos e nos comprometemos a alcançar nos anos vindouros.
Briefing | E que perspetivas para 2015?
Miguel Raposo | Para 2015, os nossos objetivos são a consolidação e definição de posicionamento da Milenar no mercado nacional e internacional. Crescer em termos orgânicos: equipa, marcas e canais.