Portugueses pagam menos por smartphones, dizem a BQ e a GfK

Portugal é o país da Europa onde se gasta menos dinheiro em smartphones (222 euros em média). Esta foi uma das conclusões do Estudo BQ, conduzido pela GfK, sobre os hábitos de consumo de telefones móveis no continente europeu.

O relatório refere que duração da bateria juntamente com o preço são as características mais valorizadas num smartphone, mas o preço, a qualidade e o sistema operativo são os três principais motivos que determinam o ato de compra. Na compra de smartphones da marca BQ, os inquiridos portugueses valorizam a bateria, o serviço pós venda, o móvel livre, o preço e o sistema operativo, tendo sido porém o preço que determinou a compra.

Por géneros, conclui-se que os homens com menos de 35 anos preferem smartphones livres de operadores, dual SIM e com grande duração de bateria. Para as mulheres, a câmara fotográfica é uma das características mais importantes.

O maior benefício associado pelos portugueses ao uso do smartphone é a ligação à internet (80%) em qualquer lugar, e o aspeto menos positivo é gerar dependência (45%). Do total dos entrevistados, 87% não utiliza o smartphone como meio de pagamento e a rede social mais acedida através do smartphone é o Facebook (90%).

Os portugueses (entre 2 e 3 horas) e os suecos (mais de 3 horas) são quem mais tempo despende com o smartphone. Também no nosso país, este dispositivo móvel é mais utilizado no trabalho do que em casa.

O Estudo BQ inquiriu residentes de Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Itália, Suécia e Suíça.

fibra@briefing.pt 

Quinta-feira, 16 Julho 2015 10:22


PUB