O relatório refere que duração da bateria juntamente com o preço são as características mais valorizadas num smartphone, mas o preço, a qualidade e o sistema operativo são os três principais motivos que determinam o ato de compra. Na compra de smartphones da marca BQ, os inquiridos portugueses valorizam a bateria, o serviço pós venda, o móvel livre, o preço e o sistema operativo, tendo sido porém o preço que determinou a compra.
Por géneros, conclui-se que os homens com menos de 35 anos preferem smartphones livres de operadores, dual SIM e com grande duração de bateria. Para as mulheres, a câmara fotográfica é uma das características mais importantes.
O maior benefício associado pelos portugueses ao uso do smartphone é a ligação à internet (80%) em qualquer lugar, e o aspeto menos positivo é gerar dependência (45%). Do total dos entrevistados, 87% não utiliza o smartphone como meio de pagamento e a rede social mais acedida através do smartphone é o Facebook (90%).
Os portugueses (entre 2 e 3 horas) e os suecos (mais de 3 horas) são quem mais tempo despende com o smartphone. Também no nosso país, este dispositivo móvel é mais utilizado no trabalho do que em casa.
O Estudo BQ inquiriu residentes de Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Itália, Suécia e Suíça.