De acordo com a organização, “perante o momento excecional que se vive em Portugal”, a edição de 2020 “reveste-se de uma importância acrescida”. E isto porque “pretende não só premiar as campanhas mais eficazes como demonstrar a vitalidade e a união da indústria do marketing, o seu contributo para a sobrevivência dos media e a capacidade de criar mensagens positivas e de ânimo para ajudar os portugueses a enfrentar um desafio sem precedentes, como é a Covid-19”.
“A edição de 2020 dos Prémios à Eficácia é, provavelmente, a mais importante de todas as que já realizámos. É nestes momentos que precisamos de dizer presente, reconhecer o empenho e a dedicação, mostrar que não paramos, sinalizar o compromisso de todo um sector, mostrar do que somos feitos. Neste ano excecional também não podemos deixar de celebrar vencedores e a união da indústria da publicidade”, sustenta.
Face ao atual contexto, esta edição vai conhecer algumas alterações de formato: alargamento do prazo de inscrição das candidaturas até 15 de julho; cada caso só poderá ser inscrito em um máximo de duas categorias especiais; recomendação de que o custo da inscrição deve ser dividido solidariamente entre todas as partes envolvidas no caso – anunciante e agências.
Na avaliação da excelência em comunicação e a demonstração da Eficácia, os Prémios à Eficácia da Comunicação avaliam objetivos, estratégia, criação, realização, planeamento e, por fim, os resultados alcançados pelas campanhas.
À semelhança das edições anteriores, podem ser inscritas todas as ações de comunicação que tenham sido difundidas, por qualquer meio, entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de maio de 2020, ainda que o início ou o seu fim possa ser anterior ou posterior a estas datas.
Esta XVI edição conta com o patrocínio da Cemark, da Adstream, YouTube e Marktest, e com o apoio da Briefing e da Universidade Nova de Lisboa.