Briefing | O que levou a McDonald’s a adotar o conceito “Amigo da família”?
Sérgio Leal | Sabemos que hoje em dia, devido às exigências do quotidiano, as famílias nem sempre têm tempo para estar mais vezes juntas, desfrutando de momentos de qualidade entre elas. Por isso, com este novo conceito, pretendemos relembrar as famílias que, na McDonald’s, podem desfrutar destes bons e divertidos momentos familiares. Para tal, a McDonald’s tem feito uma evolução ao nível dos serviços que as famílias podem encontrar ao seu dispor nos restaurantes e que melhoram a sua experiência com a marca.
Quais os objetivos desta abordagem?
Este conceito de “Restaurante amigo da Família” pretende reforçar a ligação da McDonald’s às famílias portuguesas, relembrando que, nos nossos restaurantes, podem usufruir de verdadeiros bons momentos de refeições em família.
Através desta nova linha de comunicação, pretendemos sublinhar a boa disposição, diversão e a descontração que se vivem nos restaurantes da marca, bem como os serviços e opções especialmente desenvolvidos a pensar nas muitas famílias que, diariamente, visitam os nossos restaurantes.
Como se refletem, na prática, na ligação com o consumidor?
Hoje em dia, e a nível nacional, os nossos restaurantes estão já muito bem preparados para receber a visita das famílias portuguesas, dispondo de funcionalidades que sabemos que são muito valorizadas como o serviço à mesa, ou a hospitalidade garantida pelas relações públicas dos nossos restaurantes.
Há ainda um conjunto de restaurantes, de norte a sul do país, que, pelas suas características específicas e maior preponderância de visitas de famílias, foram identificados como ‘Restaurante amigo da Família’, dispondo de mais alguns serviços específicos, como é o caso do kit de atividades e jogos para os mais novos, os parques infantis dedicados às crianças, os carrinhos para transporte de tabuleiros, as cadeiras de bebé e micro-ondas para aquecer as refeições dos mais pequenos ou os lugares de estacionamento específicos para famílias, entre outros.
Estão previstas mudanças nos restaurantes? Novos serviços, novas opções alimentares…
O nosso objetivo é que os restaurantes identificados como “amigos da Família” possam servir de inspiração para que os restantes restaurantes – que reforço, mais uma vez, estão já hoje preparados para receber as famílias – possam adotar novos serviços e funcionalidades. Por isso, prevemos mudanças em alguns dos nossos restaurantes, que possam vir a adotar, por exemplo, kits de atividades e jogos para os mais novos ou as cadeiras de bebé e micro-ondas para aquecer as refeições dos mais, entre outros.
Qual o investimento subjacente?
Trata-se de um investimento em linha com a operação do restaurante, indispensável para prestar o melhor atendimento a quem nos visita.
Neste contexto, estão previstas novas aberturas?
Todos os nossos restaurantes, atuais ou que venhamos a abrir, estão adaptados e vocacionados para receber as famílias sendo assim, per si, restaurantes “amigos da família”.
Contudo, os novos restaurantes que venham a ter ainda mais serviços, características específicas e maior preponderância de visitas de famílias, serão identificados como ‘Restaurante amigo da Família’.