Santini: o segredo está na fruta

Fruta, fruta e … fruta. Este é um dos segredos do sucesso da Santini, a marca que está a celebrar os 75 anos, ao longo dos quais já criou mais de 500 sabores de gelado. Nestas quase oito décadas, há um claramente preferido dos portugueses – e dos muitos estrangeiros – que visitam as lojas: o morango. “Os nossos clientes vêm comer ‘um Santini’, não vão comer ‘um gelado’”, revelam os administradores Eduardo Santini e Marta Botton.

Santini: o segredo está na fruta

Tem nome italiano, mas é bem portuguesa. Foi em 1949, no Tamariz, que Attilio Santini abriu as portas da geladaria Santini. 75 anos depois a marca tem um legado que mantém viva a tradição, com gerações de muitas famílias a passarem pelas portas de 13 lojas. “É uma história repleta de desafios e oportunidades que foram sendo superados fazendo face às alterações a que o mundo assistiu, conseguindo sempre manter a identidade e valores da marca inalterados. Não são muitas marcas que fazem este percurso mantendo a sua gestão familiar”, comenta Eduardo Santini, administrador e neto do fundador.

Além da multiplicação do número de espaços, o que também mudou foi precisamente a gestão da empresa: ainda que se mantenha familiar, são duas as famílias a partilhá-la. “Mesmo com a entrada de novos parceiros em 2009, aquando da parceria com a família Botton, a organização manteve a sua gestão próxima, sendo até ao dia de hoje a administração partilhada por um membro de cada família”, explica.

“Os valores familiares e de tradição que caracterizam a marca mantêm-se inalterados”, reitera a também administradora Marta Botton. “O foco na qualidade do nosso produto, na manutenção da receita original, na escolha de ingredientes e matérias-primas de qualidade e de origem natural e nacional, no método de produção artesanal, até à escolha dos parceiros com quem trabalhamos, caraterizam a qualidade dos nossos produtos”, comenta, adiantando ainda o caracter familiar no atendimento ao cliente, a proximidade, a simpatia. A empresa não tem política de franchising, todas as lojas são próprias, o que assegura a garantia de qualidade.

“Os nossos clientes vêm comer ‘um Santini’, não vão comer ‘um gelado’”, garante. O processo de produção continua artesanal e a receita original inalterada. “A escolha de frutas frescas e ingredientes de origem natural, assim como a não utilização de aditivos no nosso gelado, garantem a qualidade associada ao nosso produto desde a sua origem”, assevera Eduardo Santini. Qualquer pessoa pode, aliás, testemunhar isso mesmo. A unidade de produção em Carcavelos pode ser visitada por quem quiser, basta para tal fazer marcação prévia. Aí é possível ver desde a chegada da matéria-prima às frutas a serem descascadas à mão, a confeção da receita, até ao gelado a sair da máquina. Nestes 75 anos, já foram criados mais de 500 sabores de gelado, muitos dos quais continuam ativos nas listagens de sabores fixos ou rotativos ao longo do ano.

Mas se a receita continua a mesma, a inovação – afirmam os administradores – faz parte do ADN da marca, nomeadamente através da criação de novos sabores de gelado e produtos complementares. É a forma de ir ao encontro das necessidades dos clientes e de manterem a “marca relevante num mercado com uma concorrência cada vez maior”.

Ao longo dos anos, além da inovação em sabores, foi sendo necessária a diversificação de produtos, assim como novos canais de distribuição.

Assim, para combater a sazonalidade do produto, a Santini disponibiliza diversos produtos de pastelaria (crepes, tartes de amêndoa, brownies, bolos do dia, entre outros), além de ter criado alguns novos produtos, como uma marca própria de café.

Já existente há alguns anos, mas com maior enfoque e expansão recentemente, a marca tem vindo a expandir o seu leque de parceria no canal HORECA e em algumas grandes superfícies, permitindo a revenda dos seus produtos através de um número limitado de parceiros. O objetivo? Posicionar-se como cada vez mais próxima dos clientes, através da conveniência e acesso aos produtos fora das lojas Santini. Para este canal foram criados novos produtos, como o gelado Santini em boião, para doses unitárias, e os Picolinis, gelados em formato picolé.

Quanto às lojas próprias, atualmente são 13, com 12 na região de Lisboa, e uma no Porto. A mais recente abriu, no fim de abril, no Cascaishopping, e, ainda que os administradores não adiantem datas de abertura de novos espaços, revelam que os planos são de “continuar a estarmos presentes em locais relevantes e que aumentem” a cobertura geográfica”. A ambição, essa, é manter a marca relevante num mercado e setor em constante crescimento e mudança, sempre mantendo os princípios e valores da fundação, caraterizados pela “qualidade premium”, inalterados. “No fundo, mantermo-nos fiéis à nossa herança, que é a nossa maior vantagem competitiva”, concluem.

Sofia Dutra

Segunda-feira, 08 Julho 2024 12:15


PUB