Lembrei-me do Impulse quando reflectia sobre um novo formato de anúncios que poderá vir a criar uma tendência na publicidade digital.
Se um anúncio falar consigo, isso é…
… uma nova forma de abordar o consumidor que as marcas poderão adoptar.
Supondo que usa um smartphone, imagine que caminha pela rua, ouvindo música. De repente, começa a ouvir um anúncio. Sobre qualquer coisa. Fica ao seu gosto. Escolha: café, sandes, viagens… Não importa. O anúncio começa como qualquer outro anúncio. Como tantos outros anúncios que já ouviu. Contudo, uma voz (de preferência) simpática diz-lhe que, por estar a passar perto de uma das lojas da marca que serve café, sandes ou que vende viagens, pode aproveitar para entrar e usufruir de uma oferta ou um desconto. O que faria?
A. Vai à loja;
B. Continua a caminhar.
Independentemente da opção, importa reter que a publicidade pode ser interactiva. Acima de tudo, que pode, também, mudar a forma como nos relacionamos com as marcas. Na verdade, mais do que levá-lo até à loja, anúncios deste género procuram a interacção com o consumidor, respondendo a questões (deseja receber um cupão de desconto?), através da voz ou da manipulação do aparelho (clicando ou agitando, por exemplo). Suscitarão, certamente, a curiosidade. Ou o susto, no caso dos mais distraídos.
O objectivo deste novo modelo de anúncios é o de favorecer uma ligação directa, através da voz, entre o consumidor e a marca, criando conversações instantâneas com o anunciante. Espera-se, com isto, que tal possa criar maior valor para o consumidor e, simultaneamente, melhorar os resultados das marcas. Ao que sei, há duas empresas a trabalhar nesta matéria. Uma na Europa, outra nos Estados Unidos da América. Na verdade, parece-me que, na Europa, a abordagem é mais construtiva, no sentido da criação de um mercado de publicidade rich-audio, numa plataforma interactiva que relaciona consumidores e marcas, permitindo-lhes interagir, digamos, de viva voz. Não estranhe, por isso, se um desconhecido lhe oferecer flores. Ou outra promoção qualquer…