“Amigos na saúde e na demência”. Em que consiste esta campanha solidária?
É uma campanha solidária de âmbito nacional, da Associação Alzheimer Portugal em parceria com a Sonae Sierra, que pretende mudar a forma como o nosso País pensa, age e fala sobre as demências, contribuindo para reduzir o estigma social. Com esta campanha queremos ainda aumentar conhecimentos sobre esta doença e fazer um convite aos cidadãos para se comprometerem ativamente na melhoria do dia a dia das Pessoas com Demência. A campanha arrancou a 5 de setembro e termina a 21 de setembro, dia em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e estará disponível nos websites, redes sociais e mupis de 19 centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, de norte a sul do País e também nas ilhas. O Parque Atlântico, Serra Shopping, Centro Vasco da Gama, Nova Arcada ou NorteShopping são apenas alguns exemplos de centros onde esta campanha vai ter visibilidade.
Que fatores considera essenciais para a comunicação de uma campanha de sensibilização?
Logo à partida é essencial chamar a atenção e sensibilizar os cidadãos para o tema da demência. E, por este motivo, convidámos quatro personalidades bem conhecidas dos portugueses – Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Pedro Ribeiro e Nuno Markl – para participarem num dos vídeos de sensibilização da campanha “Amigos na Saúde e na demência”. São caras bem conhecidas do público português que dão a sua voz para relembrar que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos. Estas caras estarão também espalhadas pelos websites, redes sociais e mupis dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, chegando, assim, a milhares de pessoas.
O que levou uma gestora de centros sociais a associar-se a esta causa?
No seguimento desta parceria, os centros comerciais da Sonae Sierra associaram-se também ao lançamento do projeto “Amigos na Demência”, em 2018, que evoluiu agora para esta campanha. Além de disponibilizarmos os nossos canais de comunicação para divulgação da campanha, 19 centros geridos pela Sonae Sierra vão receber sessões de informação “Amigos na Demência”, entre setembro e novembro. Com o apoio a esta campanha pretendemos sensibilizar os visitantes dos nossos centros comerciais, mas também colaboradores da Sonae Sierra, lojistas e prestadores de serviços para a dimensão e impacto que a doença tem junto de tantas famílias e para as pequenas ações que podem fazer a diferença na qualidade de vida de uma pessoa com demência.
Qual a importância da responsabilidade social para a Sonae Sierra?
A responsabilidade social assume uma grande importância para os centros comerciais da Sonae Sierra. Procuramos, continuamente, responder a alguns desafios da sociedade e implementar e apoiar projetos de âmbito social que contribuam para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos membros das comunidades onde estamos inseridos e dos visitantes dos nossos centros.
Que retorno traz uma campanha como esta para a empresa?
Acreditamos que a comunidade e os visitantes destes centros comerciais valorizam e reconhecem o apoio realizado nestas causas sociais. Esta campanha pretende, acima de tudo, sensibilizar cada uma destas comunidades para o tema em questão. O retorno para cada um destes centros comerciais é a construção constante de uma relação de proximidade a afinidade com cada comunidade.
Considera que os consumidores reconhecem a Sonae Sierra como marca, ou esse reconhecimento é feito apenas aos centros comerciais?
Temos consciência que seja em Coimbra, Gaia ou em Guimarães, marcas como CoimbraShopping, GaiaShopping ou GuimarãeShopping estão muito presentes na vida dos seus visitantes, no entanto sabemos que a marca Sonae Sierra também é junto deles reconhecida.
A colaboração com a Associação Alzheimer Portugal não é nova. Será para manter, a longo prazo? Que balanço faz desta relação?
A Sonae Sierra desafiou a Alzheimer Portugal para lançar o projeto Café Memória há seis anos e o balanço é muito positivo e é, certamente, para continuar. É extremamente importante que a sociedade perceba que é possível fazer algo no dia a dia para a pessoa com demência viver melhor e que mais importante do que a doença que tem é a sua personalidade, gostos, hábitos, história de vida. A demência afeta cada pessoa de uma forma diferente e é preciso passar esta mensagem de que não se trata apenas da perda de memória. Se uma pessoa com demência sempre gostou de ir passear a um centro comercial, não tem que deixar de o fazer com medo do estigma. Se os visitantes dos nossos centros comerciais souberem como podem ajudar, isso fará toda a diferença. E pode ser algo tão simples como não ficar a olhar para a pessoa e seu acompanhante, causando ainda mais desconforto. Para uma pessoa com demência, um chão brilhante pode parecer molhado. Um tapete escuro ou uma mancha no chão pode parecer um buraco. A perceção sofre alterações e a maioria das pessoas não tem esse conhecimento e não sabe como lidar com uma pessoa com demência. Acreditamos que é preciso mudar isso porque, afinal, aquilo que uma pessoa precisa é amor e compreensão. E para compreender, é preciso aprender um pouco mais sobre como é viver com demência. Queremos continuar a contribuir para a resposta a um problema social e de saúde pública cada vez mais relevante em Portugal, como é o da demência, enquadrando-o nas iniciativas de âmbito social da empresa e dos seus centros.