“Pequenas ações podem fazer uma grande diferença”. Esta é uma premissa que deve ser tomada em conta pelas marcas nas ações em ponto de venda. Segundo Phil Day, 90 por cento do ciclo de vida do carbono está já nas lojas no dia da sua abertura, logo tudo o que possa ser feito para reduzir este impacto negativo é bem-vindo.
Desde 2008, a POPAI tem vindo a desenvolver várias ações para tornar os pontos de venda e as marcas mais amigas do ambiente. Hoje, a associação está empenhada na criação de um Standard para a sustentabilidade e pretende que a indústria tenha uma postura de autorregulação no que concerne à performance ambiental.
Para este responsável, a sustentabilidade nunca custou mais dinheiro às empresas, pelo contrário, a longo prazo os custos são reduzidos. Na apresentação que fez na conferência promovida pela POPAI Portugal e pela APODEMO, mostrou casos práticos da Pepsico, Unilever e da HRG onde provou que os pontos de venda podem ser mudados de modo a manter o objetivo das marcas, saindo mais barato em termos financeiros e com um custo muito mais leve para o ambiente.
Ainda na sua apresentação, Phil Day refere que outra das razões para adotar políticas mais sustentáveis no ponto de venda é a competição. “Se não o fizeres, os teus competidores vão fazê-lo”, acrescenta.
Segundo o site da APODEMO, Phil Day “foi diretor dos serviços de Membership da POPAI, sendo responsável pela visão estratégica de promoção e aumento do número de associados. Em paralelo liderou diversas iniciativas, como a realização da cerimónia anual dos POPAI AWARDS (lançamento do POPAI Green Project em 2008 que culminou no POPAI Sustainability Standard em 2010). Em 2008 foi eleito Business Manager“.
Phil Day é o segundo keynote speaker da conferência “Shopper and Retail – da perceção à ação”, promovida pela Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião (APODEMO) e pela POPAI Portugal – Associação Portuguesa de Marketing at-Retail, tendo sido precedido por Jake Backus, customer sustainability director da Coca-Cola Europe.
Filipe Santa-Bárbara
Fonte: Briefing