Com dois círculos, que se associam a dois planetas ou corpos astrais, o logotipo é composto por uma imagem que simboliza a lua que órbita a terra. A inspiração, diz a designer, é a esfera armilar, instrumento científico e de astronomia com forte presença na história de Portugal.
Para a Portugal Space, Anett Krase pretendeu criar “uma assinatura direta e informal, mas ao mesmo tempo única e memorável”, desenvolvendo uma imagem que “comunica estrutura, organização e coesão”, que inclui recursos básicos de eficiência, como simplicidade, originalidade, memorização e longevidade”.
O azul da versão original, que começa por ser mais claro e termina num azul cerrado, “simboliza a lealdade e o profissionalismo, e ao mesmo tempo significa progresso, tecnologia ou natureza, a mundanidade e a fiabilidade”. Por outro, a transição claro-escuro “intensifica a imagem de profundidade, espaço infinito e sem limites, a falta de fronteiras tanto do espaço como do conhecimento”.
A designer prevê ainda a utilização do logotipo com outras combinações de cor, permitindo pôr em evidência as diferentes atividades desenvolvidas pela Portugal Space, como sejam Observação da Terra, Telecomunicações, Navegação, Agricultura ou Pescas, entre outros.
Em Lisboa desde 2016, Anett Krase, que é formada em Design de Media Digital e Design da Comunicação, irá receber um prémio de 1.500 euros.