A Havas Media Portugal “tem uma cultura de inovação e desenvolvimento muito fortes”, começa por descrever a Managing Partner da Havas Media, Rita Amzalak. O facto de estar ligada a mais de 100 mercados internacionais, as experiências partilhadas e o conhecimento e infraestruturas são – entende – alicerces para a transformação e adaptação num mercado em constante mutação. Atingir este patamar de excelência, reforça a responsável, foi acelerado com a “integração de todas as agências do grupo no Havas Village, onde a proximidade e o trabalho conjunto, com as restantes networks do grupo, ajudaram a expandir e a aumentar o talento das equipas e a capacidade para inovar”, salienta sobre a sede situada em plena Avenida da Liberdade, na capital.
Rita Amzalak reforça que este encontro de todas as agências num ambiente colaborativo permite que o grupo Havas tenha todas as valências necessárias dentro da sua operação, ao mesmo tempo que permite aos responsáveis pela gestão das marcas garantir uma visão holística das mesmas e do seu negócio de forma a conseguirem diagnosticar e definir estratégias 360º. “O investimento em tecnologia e a aposta em hubs de inovação têm sido também um acelerador de inovação e crescimento nestas áreas, o que nos tem permitido responder aos desafios de transformação que o nosso setor está a atravessar”, acrescenta.
“Temos a ambição de sermos relevantes no mercado e continuarmos a acrescentar valor às marcas”, vinca com convicção a Managing Partner da Havas Media ao mencionar a missão da equipa e partilhada com os seus parceiros. “Mas, para nós, a inovação em si não é o que importa. Porque inovar é o mais fácil e temos muitos recursos para isso. A nossa ambição é a de conseguir, com a nossa capacidade de inovar, ter um impacto positivo nas marcas e consequentemente ajudá-las a entregar algo maior à comunidade”, salienta, dando conta da exigência auto-imposta: “A Havas Media tem mantido uma rota de crescimento em que a nossa abertura para a mudança e a atitude experimentalista têm sido uma alavanca de inovação e evolução.”.
Meaningful Media com impacto nos comportamentos
A teoria depressa ganha forma prática nas palavras de Rita Amzalak: “Temos, como exemplo, o nosso compromisso com as marcas em construir uma Meaningful Media Experience, que exige uma constante atualização dos padrões de comportamento das pessoas.”. Rita acrescenta que o Havas Media Group foi o primeiro grupo de media a juntar-se ao Conscious Advertising Network, por reconhecer o real impacto que a media pode ter na vida das pessoas.
“Quando falamos de Meaningful Media, falamos numa perspetiva mais abrangente. Falamos em media eficaz e assertiva, mas também ética. E este também é um caminho de inovação para conseguirmos acionar e impulsionar este lado no nosso negócio. O tema da diminuição das advertising emissions está muito ativo no grupo Havas Media e estamos a suportar esta evolução com um conjunto de procedimentos e ferramentas de medição, que nos vão permitir, juntamente com as marcas, contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental”, ressalva, confiante na grande força da Havas Media que afirma ser a equipa e o seu alinhamento com aquilo em que acredita e que a move. “Há muito que falamos de relevância e cultivamos essa dimensão com grandes alicerces no grupo que nos dão suporte à investigação e orientação estratégica das marcas”, acrescenta.
Orgulhosa dos feitos conquistados, lembra a validação que chega através do reconhecimento no mercado, com a Havas Media Portugal a ser a melhor avaliada pelos marketeers do mercado português e também a agência mais atrativa segundo resultados do estudo AgencyScope|Scopen]. Sobre o feito, Rita Amzalak destaca que “Este é um dos reflexos do trabalho das nossas equipas e do trabalho colaborativo que temos com todos os parceiros”, exemplifica, a propósito dos prémios que evidenciam o “alinhamento da missão com os desafios de negócio e de comunicação das marcas”. Para a equipa, é um reconhecimento do talento e dedicação, recorda, apontando o facto de, nos últimos anos, a Havas Media ter vindo a ser eleita Agência de Meios do ano em vários festivais e prémios da indústria. “Esta consistência reforça a nossa liderança e a convicção de que a construção de uma Meaningful Media é diferenciadora e contribui para os resultados das marcas”, diz.
Estratégias alinhadas com tendências de consumo
A evolução da publicidade e das marcas está, para Rita Amzalak, diretamente relacionado com a forma como as pessoas consomem informação, assumindo que é crescente o desafio de conseguir a atenção e a preferência do consumidor. E essa é a meta da Havas Media Portugal neste mundo novo, no qual é fundamental estudar estes comportamentos e mudanças de paradigma.
“Estamos ligados a muitas fontes de informação e conhecimento e temos estudos e ferramentas que nos apoiam nesta investigação. As marcas estão a transformar o seu negócio para se alinharem com estas novas tendências de consumo e a Havas Media está a desenvolver novas estratégias para assegurar que as marcas continuam a ser relevantes e a estar conectadas com as pessoas. É aqui que a noção de Meaningful Media é cada vez mais criteriosa, e a nossa metodologia precisa de ir além das métricas tradicionais de audiência para entender melhor as questões relacionadas com o contexto. É importante saber quais é que são os contextos onde as pessoas estão mais recetivas às mensagens”, classifica Rita Amzalak.
Mais promissora na construção da experiência de media e mais eficaz nos resultados, o attention planning é uma das abordagens de planeamento da Havas Media, afirmando ser uma inovação que irá resultar numa publicidade mais relevante e eficaz, com maior probabilidade de ter impactos positivos e incrementais nos indicadores de negócio das marcas.
Sempre em evolução
Estas mudanças nos padrões de comportamento, nos modelos de consumo e na forma como nos relacionamos com as marcas estão a trazer novas oportunidades, ao mesmo tempo que estão a provocar transformações no negócio. “Algumas destas mudanças já exigiram, e continuam a exigir, uma transformação 360º que implica reestruturações em toda a cadeia de valor das marcas, desde a produção/distribuição até à comunicação. Muitas destas alterações estão a ser impulsionadas por fatores como avanços tecnológicos e mudanças sociais, tendo todas elas um impacto muito significativo nas estratégias de negócio e comunicação das marcas, exigindo uma enorme agilidade e observação do comportamento e necessidades do consumidor”, comenta Rita Amzalak, aludindo a estratégias de media envolventes, confiáveis e influentes.
O desenvolvimento de infraestruturas de dados é, pois, um desafio para a equipa da Havas Media neste contexto, com a proliferação de canais e pontos de contacto com a marca a gerar uma fragmentação de dados que estão a ser agregados. “Esta necessidade cresceu com a aceleração e crescimento da economia digital e, com o e-commerce a expandir, fomos confrontados com a urgência de harmonizar a experiência do consumidor ao longo de todo o seu processo de compra e relação com a marca. O trabalho conjunto que temos feito com as marcas tem-nos permitido criar uma pool de dados muito diversificada, a qual permite às equipas tirar insights para as nossas estratégias de media. Tornar estes dados acionáveis continua a ser um grande foco da Havas Media, mas também um caminho para tornar a comunicação e a experiência de media mais relevantes”, garante.