Num país em que existem mais de 80 mil surdos, trata-se de sensibilizar a população para a necessidade de uma aprendizagem efetiva da língua gestual portuguesa. No fundo, de incentivar os portugueses a fazerem um maior esforço para entender quem não consegue ouvir as palavras dos outros.
E assim, para dar a palavra aos surdos, a YoungAD, agência criativa do Grupo YoungNetwork, desenvolveu uma campanha que integra televisão, imprensa e mupis.
Intitulado “A conversa de Carlos”, o filme para televisão é protagonizado por um surdo real que usa a linguagem gestual, colocando o espectador à margem e obrigando-o a decifrar uma língua que não conhece se quiser perceber a história que é contada.
Já os anúncios de imprensa fazem um paralelismo entre as letras do alfabeto gestual e alguns símbolos que a comunidade ‘ouvinte’ utiliza no seu quotidiano. O intituito é passar para a opinião pública a ideia de que a língua gestual portuguesa é simples e pode ser aprendida por todos, desde que haja vontade e consciência.
Esta é uma campanha pro bono, que contou com a colaboração de algumas entidades que se associaram à causa, como a produtora Malagueta, que assegurou a realização do filme, Pedro Janeiro, que assumiu todo o trabalho fotográfico, o estúdio Zoom-o-Foco, que cedeu as suas instalações, a Adidas, que ofereceu o vestuário utilizado nos anúncios, e a Body Concept Esthetical School, que disponibilizou as maquilhadoras.
Fonte: YoungNetwork