Opinião

segunda, 14 outubro 2019 11:05

Eficácia: o que mudou em 15 anos?

Manuela Botelho, secretária-geral da APAN

Muita coisa mudou na indústria da comunicação nos últimos 15 anos e vai continuar a mudar. Quando hoje olho para trás, vejo que as coisas eram relativamente simples e lineares para os diretores de marketing com os media daquela altura, televisão, imprensa, rádio, outdoor… As regras do jogo eram conhecidas.

segunda, 07 outubro 2019 11:20

Branding+design: a estratégia para a criação de marcas fortes

Sandra Cameira, designer

A globalização, o aumento da diversidade de marcas no mercado, a maior segmentação de públicos e o surgimento das novas mídias no final do século XX fomentaram uma evolução no papel das marcas. Elas deixaram de ser vistas apenas como elementos de identificação visual de produtos e serviços e transformaram-se em entidades semióticas, capazes de gerar um universo de significados para os seus públicos e construindo com eles vínculos emocionais e afetivos.

segunda, 30 setembro 2019 11:24

Mas como é que esta empresa tem o meu número de telemóvel?

Filipe Lacerda, cofundador da Trust Data Privacy e da Academia de Privacidade

Mas como é que esta empresa tem o meu número de telemóvel ou o meu email? É uma pergunta que, muitas vezes, o consumidor se coloca quando recebe mensagens de empresas às quais não se recorda de alguma vez ter dado os seus dados. A origem pode estar em empresas Data Brockers.

segunda, 26 agosto 2019 12:21

Como construir uma love story entre marcas e agências

Oliver Perez, marketeer e formador da Academia APAN

O contexto audiovisual está a mudar a grande velocidade. Os canais para comunicar com os consumidores são infinitos e a complexidade que estas mudanças têm provocado levam a que a organização dos departamentos de marketing e das agências se tenha alterado radicalmente.

segunda, 19 agosto 2019 10:24

Gestão de marketing e o seu controlo: uma questão essencial para as empresas

José Vaz Ferreira, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A forma como a estratégia de marketing é implementada e gerida numa base de continuidade é, cada vez mais, uma questão essencial para as empresas. A implementação da estratégia de marketing e posteriores ajustamentos, tendo em vista eliminar falhas eventuais, são fases essenciais no marketing estratégico. A estratégia de marketing deve responder de uma forma eficaz em condições de mudança.

terça, 13 agosto 2019 09:54

Millennials & LinkedIn, o futuro passa por aqui!

João Pintado, especialista em marketing digital

São já mais de 520 milhões de utilizadores no LinkedIn e este número está agora a crescer mais do que nunca. Só em Portugal são cerca de 2,5 milhões de utilizadores. O que quer isto dizer?! Que os profissionais, sejam de que área forem, estão a entender cada vez melhor as potencialidades desta rede para gerar contactos, negócios e cultivar relações.

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