Opinião

terça-feira, 29 novembro 2022 11:55

Marketing desportivo e as marcas

Daniel Sá, diretor executivo do IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing

O desporto tem sido alvo de profundas alterações, principalmente durante a segunda metade do século XX. Antigamente, era habitual associarmos o desporto a determinadas características, como o amor à camisola, a nobreza, o prazer da competição, os insuficientes conhecimentos médicos, as deficiências dos métodos de treino, enfim, o amadorismo em estado puro com as respetivas vantagens e desvantagens.

quarta-feira, 23 novembro 2022 10:50

Tendências de marketing digital

Miguel Raposo, diretor de Marketing da Mito e Rito

Em todas as minhas apresentações, entrevistas ou em conversas com amigos surge a pergunta “Como vai ser o marketing digital nos próximos anos?” É uma boa pergunta, mas de resposta muito complicada. Tudo pode mudar em apenas algumas semanas, basta o Instagram lançar uma nova funcionalidade ou alterar o algoritmo para baralhar tudo.

quarta-feira, 16 novembro 2022 12:03

A importância da reputação durante uma situação de crise mundial

Ricardo Rocha, marketing & communication director na Noesis

O desenvolvimento de uma determinada área de negócio, a sua permanência no mercado e respetiva longevidade são pontos estruturantes em qualquer negócio. Nesse contexto, a reputação empresarial é um dos aspetos mais importantes de qualquer empresa, na medida em que sustenta o negócio a longo prazo.

quarta-feira, 02 novembro 2022 10:52

Emojis vs rostos humanos

Pedro Almeida, junior executive media planner na Carat

Ao longo dos últimos dois, três anos temos sido confrontados com a pandemia de Covid-19, o que lançou para a ribalta a importância de compreender as expressões faciais na nossa vida. As marcas são feitas de pessoas para pessoas, e não se pode nunca descredibilizar nem descurar algo tão simples (mas nem sempre fácil de conseguir) como “humanizar” a marca.

segunda-feira, 24 outubro 2022 11:40

Quando o cliente compra, escolhe a sua marca?

Rafael Cerveira Pinto, managing partner da Squadra

Em mercados saturados e de grande procura, não basta sermos excelentes, temos de ser únicos. Esta singularidade consegue-se através da integração do conhecimento de mercado com visão estratégica, no modelo de negócio, estratégia, marca e portefólio, inovação e vendas.

terça-feira, 18 outubro 2022 11:47

A importância (ou não) da origem

João Freire, diretor da Licenciatura Marketing Global do IPAM Lisboa

Os consumidores, não raras vezes, utilizam a origem ou a “nacionalidade” das marcas para inferirem aspetos tais como a qualidade, o estilo, ou o prestígio. Chama-se a esta relação — País/Marca — o efeito “Country-of-Origin”, ou o impacto da origem ou da nacionalidade, na imagem das marcas. E é um facto que, em determinadas situações, o país de origem poderá afetar a imagem de marcas, de produtos e de serviços.

segunda-feira, 10 outubro 2022 11:24

Rebranding: muito mais do que uma mudança de logótipo

Francisca Buccellato, head of Brand, Communications & CSR na NTT Portugal

As marcas, como a vida, são feitas de ciclos. Daí que enquanto umas nascem, outras desaparecem ou, mais importante, transformam-se. Um processo quase darwiniano, no qual só as marcas capazes de se adaptarem e de se transformarem sobrevivem e prosperam.

segunda-feira, 26 setembro 2022 09:16

Redes sociais são fundamentais para sucesso de qualquer estratégia de comunicação

Esperança Afonso, diretora da Marktest Consulting

Quanto tempo já passou hoje em redes sociais antes de começar a ler este artigo? A resposta irá variar, naturalmente, consoante a hora em que cada leitor da Briefing pousar os olhos nestas linhas. Mas pressupondo que as está a ler a meio do dia, podemos antecipar com um forte grau de certeza que o Instagram, o Facebook, o TikTok, o Twitter ou o WhatsApp já lhe ocuparam uma boa fatia do seu dia. E a tendência é para aumentar. Não só no seu caso específico e no dia de hoje, mas na sociedade em geral.

segunda-feira, 19 setembro 2022 10:56

O papel da Inteligência Artificial no marketing digital

Carla Fonseca, diretora de Marketing da BI4ALL

Que vivemos num mundo de constante incerteza, onde o ritmo de mudança é acelerado e a margem de erro é cada vez menor, já todos sabemos. Que a pandemia trouxe novos desafios às organizações, também. Por isso, o que é importante pensar e refletir (para ontem) é como é que podemos criar estratégias mais assertivas, sermos mais competitivos e inovadores e conseguirmos uma tomada de decisão mais rápida e inteligente. Como é que, na prática, podemos antecipar cenários, e estar apto para que a nossa organização esteja preparada para as oportunidades e desafios?

segunda-feira, 12 setembro 2022 11:06

Creators Economy. A nova era chegou

Bruno Salomão, head of strategy & business da SocialPubli, em Portugal, França, Reino Unido, Itália e Estados Unidos

Todos sabemos, ou devíamos saber, que os influenciadores têm impacto na comunicação das marcas. Os tempos e a forma de comunicar mudaram, a atenção está cada vez mais dispersa e a audiência digital, que, na sua maioria, diverge entre millennials, gerações Z ou Y, tem um nível cada vez maior de informação.

Pág. 1 de 63

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing