Opinião

segunda-feira, 12 abril 2021 12:13

Mau conteúdo é má publicidade

Ricardo Carreira, CMO da Adclick

A leviandade com que algumas (muitas) marcas encaram a sua estratégia de conteúdo surpreende-me. É certo que nem todos temos escritores e produtores galardoados nas nossas equipas, mas pergunto-me sempre o que leva alguém a achar que, depois de tanto esforço em implementar uma boa estratégia de marketing, qualquer conteúdo serve para publicar na internet.

quinta-feira, 08 abril 2021 12:18

Os desafios do Marketing 5.0

Pedro Mendes, diretor do IPAM Lisboa

As mudanças evolutivas e permanentes no contexto dos mercados conduzem por inerência a uma alteração nos perfis de consumo e do consumidor. 

quarta-feira, 07 abril 2021 10:07

Marketing pós-Covid: Desconfinar com quatro tendências 

Carlota Varela Cid, responsável de Comunicação e Marketing da CBRE

Com um vislumbre de normalidade a aproximar-se, o bom tempo a chegar, e mais uma vacina anunciada, parece que caminhamos a passos largos para um novo normal ou o próximo normal. Certo é que caminhamos  rumo a algum “normal” que, esperemos, venha para ficar.

segunda-feira, 05 abril 2021 12:58

Um consumidor em apneia

Marta Rebelo, Psicóloga Social e das Organizações, Responsável de Research Qualitativo na Equação Lógica Market Research & Insights

Na emergência de uma nova vaga de Covid-19, submerge um consumidor com um forte sentido de controlo: dos seus movimentos de compra e de consumo, dos seus gastos financeiros, da sua relação com as marcas, dos seus planos e projetos pessoais, da sua vida.

quinta-feira, 01 abril 2021 11:46

Em 2021, desejo-te resiliência

Raquel Lima, Strategic Planning Unit Lola Normajean e doutoranda em Design Social na Universidade de Barcelona

Recentemente, o governo português apresentou o seu Plano de Recuperação e Resiliência. E não é que esta palavra vem bem a calhar com este ano que mais parece o dia da marmota. Mas afinal, o que é essa tal RESILIÊNCIA? Pois bem, imagine que estamos nós os dois e mais alguns numa ilha deserta. Ficaremos cada um com nossas resiliências e tudo vai funcionar bem, certo? Para alguns poderá ser que sim, para outros nem por isso.

terça-feira, 30 março 2021 10:00

Compra programática – os bastidores e oportunidades para todos

João Neves, Diretor de Desenvolvimento Digital da Nova Expressão

A Inteligência Artificial, o Machine Learning e a automatização dos processos de Marketing digital são os principais fatores que fizeram evoluir os modelos de compra publicitária tradicional para o paradigma da compra programática, onde são utilizadas diferentes plataformas tecnológicas que tornam este modelo muito mais rápido e eficaz, ao comprar e otimizar a publicidade em tempo real.

quinta-feira, 25 março 2021 10:17

MarkTech: a próxima fusão

Daniel Sá, Diretor executivo do IPAM Porto

Estima-se que o Marketing esteja perto dos 80 anos de vida. Não existindo, naturalmente, uma data oficial de nascimento, sabemos, no entanto, que em 1940 surgiram, nos Estados Unidos da América, os primeiros estudos de aplicação da Psicologia à Publicidade. Em 1954, Peter Drucker refere pela primeira vez o Marketing como um instrumento da Gestão e, em 1960, Theodore Levvit escreve o primeiro artigo científico de Marketing na prestigiada Harvard Business Review. Sete anos depois, o lendário Philip Kotler publica o primeiro livro sobre Administração de Marketing.

segunda-feira, 22 março 2021 10:54

A ilusão do “novo normal”

João Jacinto Freitas Ferreira, project director de The Gentleman

Há pouco tempo, no princípio deste segundo confinamento, perguntavam-me, numa entrevista de imprensa, sobre o futuro da gravata na indumentária masculina, “se iria desaparecer no pós-pandemia". Respondi que as peças de vestuário não desaparecem depois das crises, podendo é modificar-se. Colocaram-me, de seguida, a pergunta “como será o homem cool depois da pandemia?” e remeti para as qualidades humanas que poderão defini-lo dessa forma no “day after”.

quarta-feira, 17 março 2021 10:08

A Internet está a matar (lentamente?) a televisão tradicional

João Pico, CEO da Comprimido

Hoje, o consumidor vê conteúdo vídeo onde, quando e como quiser. No entanto, esta conveniência tornou o ecossistema de consumo audiovisual mais complexo do que parece. Para percebermos a evolução do share televisivo em Portugal: em 2002: RTP1 21%, SIC 31%, TVI 31%, Cabo/Outros 10%; em 2019: RTP1 12%, SIC 19%, TVI 15%, Cabo/Outros 49% *.

segunda-feira, 15 março 2021 12:51

Let Internet entertain you

António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da Worten

Em 2015, Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix, defendeu que não teríamos de esperar muito até toda a televisão estar online. Pelas suas contas, tal aconteceria (acontecerá!) no período de 10-20 anos. Em causa estavam os incontestáveis avanços digitais, que estavam já a ditar uma revolução sem precedentes no mundo da televisão e dos conteúdos.

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