Opinião

quinta-feira, 16 setembro 2021 10:30

De verão, de inverno ou a fazer o pino

Matilde Silva Gomes, Planner da LOLA NORMAJEAN

O verão é um momento-chave para algumas marcas, em que a aposta na criatividade e o investimento são maiores, e a esperança de causar impacto também.

quarta-feira, 08 setembro 2021 11:59

Na época do calor, o truque está na temperatura

Duarte Leal da Costa, diretor executivo da Ervideira

Quando recebemos um grupo de amigos (algo que parece que já foi há demasiado tempo) ou pura e simplesmente quando paramos um pouco por entre a azáfama da nossa vida, muitas vezes é com gosto que acompanhamos esse momento com uma bebida refrescante. Para alguns, basta uma água, para outros uma bebida com sabor, há quem se aventure numa sangria ou temos ainda o caso de querermos apreciar um bom vinho.

quinta-feira, 02 setembro 2021 12:56

Aproveitar o novo normal para fazer “algo novo”

Samuel Lins, professor de Psicologia do Consumidor na Universidade do Porto

O desconfinamento em Portugal está avançando. As pessoas estão ávidas para voltar à “normalidade” e regressar, na medida do possível, aos seus antigos hábitos. Muitos estão com saudades de visitar as suas lojas favoritas, frequentar centros comerciais com uma maior naturalidade, e poder voltar às compras de forma mais espontânea.

segunda-feira, 30 agosto 2021 11:08

Marketing para produtos ou serviços?

Ana Barros, diretora executiva da OUTMarketing

Não há dúvidas de que o Marketing para produtos e o Marketing para serviços são dois animais muito distintos. Geralmente, traçamos uma linha entre os produtos, tangíveis e mensuráveis, e os serviços, intangíveis e conceptuais. Mas quando falamos de produtos de TI, será que essa diferenciação é válida?

quarta-feira, 25 agosto 2021 11:23

A importância de uma cultura baseada em dados

Mariana Vaz, Head of Marketing and Communication na IMBS

Quando ouvimos falar em Data Analysis, Inteligência Artificial ou Business Intelligence, é frequente remeter tudo isto para uma caixa intitulada de “coisas complicadas”. Na verdade, é compreensível que, ao ouvir este tipo de termos sem conhecermos minimamente a área, os encaremos como ferramentas trabalhosas e que vão dar muitas dores de cabeça a serem implementadas.

quarta-feira, 18 agosto 2021 12:56

Comunicação: a salvação das marcas durante a pandemia

Carolina Xavier e Sousa, Head of Marketing & Communication da iad Portugal

A pandemia tem-nos ensinado muitas coisas. E, aqueles que consigam aproveitar esta temporada inédita para serem espectadores, por um dia que seja, do que está a acontecer neste mundo – ora confinado, ora desconfinado, ora confinado novamente –, podem dar-se conta de que, além do instinto de sobrevivência associado à transformação digital dos negócios, também a comunicação tem sido, para as marcas, uma verdadeira tábua de salvação.

terça-feira, 10 agosto 2021 11:06

Responsabilidade ambiental corporativa: estamos mesmo a cumprir o nosso papel?

Teresa Cortes, gestora de Marketing da Sociedade Ponto Verde

A consciência ambiental da sociedade evoluiu muito nos últimos anos. A sustentabilidade passou a fazer parte das nossas vidas de tal forma que não existe um dia em que não se oiça falar em temas como a economia circular, a transição verde ou a neutralidade carbónica.

quarta-feira, 14 julho 2021 10:43

O que todos devemos ao João Paulo Castel-Branco

Jayme Kopke, diretor Geral e Criativo da Hamlet

Quando cheguei a Portugal, já lá vão muitos anos, a comunicação por aqui era bem diferente do que é hoje. A paisagem mediática era outra. Estávamos longe da internet, mesmo os canais privados de televisão não tinham chegado, jornais e revistas eram escassos. Na publicidade, a qualidade gráfica e dos textos, os padrões de produção de filmes e fotos, as ideias (ou a falta delas), era tudo bastante mau.

segunda-feira, 14 junho 2021 10:18

A sustentabilidade no futuro das marcas

Ricardo Henriques da Silva, Founding Partner & CVO da White Way

O contexto geral para o desenvolvimento dos negócios está a mudar e a preocupação que as marcas deverão ter com a sustentabilidade terá de acompanhar este novo paradigma socio-económico.

terça-feira, 01 junho 2021 13:21

Sustentabilidade: de uma “moda” para um propósito

Marta Bicho, professora e diretora interina do IPAM Lisboa

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, procurando negócios e bens mais sustentáveis, com menor impacto social e ambiental. Esta realidade foi agudizada com a pandemia, que veio trazer novos hábitos e tem despertado um maior interesse por um consumo mais consciente, saudável, responsável.

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