Opinião

terça-feira, 27 outubro 2020 12:53

O som como memória

João Pina, Fundador da Exaudio

Os cinco sentidos guiam as nossas experiências sensoriais e são responsáveis por guardar na nossa memória individual e, até por vezes, coletiva momentos marcantes das nossas vidas. A audição é um dos sentidos que mais memórias pode gerar. Quem não se lembra da música que marcou o primeiro relacionamento, a emoção vivida no primeiro concerto da adolescência ou as cantigas que as nossas avós nos cantavam para adormecer?

quarta-feira, 21 outubro 2020 11:22

Be Smart. Do Smarketing

Inês Teixeira-Botelho e Patrícia Dias, autoras de “Smarketing – Como o Marketing Mobile está a mudar Portugal”

São ambas docentes na Universidade Católica Portuguesa e trabalham também em consultoria de marketing: Inês Teixeira-Botelho na Weedoo e Patrícia Dias na Why Research. Escreveram em conjunto um livro em que abordam os princípios essenciais para uma estratégia de smarketing bem-sucedida. 

quarta-feira, 14 outubro 2020 11:30

Vencer num mundo V.U.C.A

Susana Fontes, Client Service Director na Equação Lógica

 

Num contexto em que assistimos a um consumidor mais digital, que, durante o confinamento, viu as suas opções de entretenimento reduzidas e experienciou nos seus hábitos de compra um “channel shifting” para o e-commerce, numa nova dinâmica de consumo, surgem também comportamentos de superior humanização, com o próximo, seja colega, vizinho ou desconhecido.

segunda-feira, 21 setembro 2020 13:54

A Quinta Revolução Industrial chegou e trouxe consigo a social-centricity

Ana Beatriz Rodrigues, Head of Social Media do High Creative Studio

A resposta a uma crise pandémica global exige que as marcas reavaliem o investimento nas plataformas digitais. Porém, antes de gizarmos o plano que nos trará a tão desejada conversão, urge ter em consideração que o momento que atravessamos peca pela inexistência de um fator fulcral: a informação. Embora não haja dúvidas de que este é um momento extraordinário, a verdade é que, para já, ainda detemos análises e projeções enviesadas no que ao comportamento do consumidor concerne, pelo que temos e devemos agir com cautela.

quinta-feira, 17 setembro 2020 13:01

O que é um produto Green?

Isabel Augusto, CEO e Founder da Green Media

O confronto com esta reflexão é interessante pois irá desviar-vos rapidamente do que, convencionalmente, é tido em conta quando se fala do que é verdadeiramente um produto green, ou seja, amigo do meio ambiente.

segunda-feira, 31 agosto 2020 09:58

Tendências pós-Covid no imobiliário e marcas de luxo

Filipe Lourenço, CEO da Private Luxury Real Estate

Há quem pense que, sobre o Coronavírus já pouco ou nada haverá por dizer. Eu sou dos raros que pensa que há muito por dizer, há muito por pensar, há muito a planear e, sobretudo, há muito por fazer. Na verdade, está tudo por fazer. Afinal, ninguém sabe se e quando a pandemia se finará, mas uma coisa deveremos ter bem assente: nada voltará a ser como dantes. Há uma nova realidade a emergir que vem transformar todos os setores de atividade e também o segmento de luxo, seja ele moda ou imobiliário.

quarta-feira, 12 agosto 2020 11:49

Mais e melhor informação rumo a um futuro sem fumo

Ana Filipa Cordeiro, Head of Marketing Tabaqueira, Philip Morris International

Comunicação e Tabaco são dois substantivos que não andam livremente de mãos dadas. O setor do Tabaco, altamente regulado, tem um contexto de comunicação muito restrito, tradicionalmente limitado ao interior do ponto de venda.

quarta-feira, 22 julho 2020 12:15

O crescimento sustentável

Ludovic Reysset, Country Manager da Danone Portugal

Será puro azar que “Ecologia” e “Economia” possuam o mesmo prefixo? Logo “ECO” que, em Grego (OIKOS), significa casa? Obviamente que não!

segunda-feira, 20 julho 2020 11:47

O Marketing B2B é mais do que parece: quatro variáveis-chave para o sucesso

Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC Software

O marketing business to business é um desafio que, tradicionalmente, tem menos destaque entre as discussões dos profissionais da área. Por um lado, as campanhas destinadas ao consumidor final estão envolvidas numa maior espetacularidade do que os negócios entre empresas.

quarta-feira, 15 julho 2020 12:09

Marcas em Tempo de Guerra – Rumo a um capítulo menos assombrado

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

A realização de que o potencial humano-positivo das marcas tende a ser subaproveitado assombra-me muito particularmente. E não é assombração pequena. A dada altura, qual catarse pessoal, comecei a recolher histórias capazes de o demonstrar inequivocamente. Do exercício, emergiu um padrão claro, ainda que talvez pouco surpreendente: uma parte significativa da improvisada colecção desenrolava-se perante cenários extremos. Guerras, crises económicas, desastres naturais e por aí adiante. Faltava-me, ainda, uma pandemia global. E, confesso, não fiquei desiludido.

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