Opinião
Sabe quem está a torcer pela sua empresa?
Não gostar de futebol tem algumas desvantagens. Fico de fora de muitas conversas, e, às vezes, nem faço ideia do que estão a falar à minha volta.
Razões pelas quais a felicidade importa numa empresa
Apesar da controvérsia sobre a felicidade organizacional, o tema é hoje incontornável, havendo um número crescente de organizações empenhadas em desenvolver programas que a fomentam, reforçando a sua legitimidade através da criação de uma nova figura estrutural, designada por CHO, “Chief Happiness Officer”.
Bem-vindo, 2020. What’s next?
Finalmente em 2020. Regressamos com energias revigoradas, depois de um final de ano cheio de sextas-feiras que, afinal, não passaram da generalização da famigerada Black Friday. Foram 2.ªs, 3.ªs, 4.ªs, 5.ªs, 6.ªs, sábados e domingos com muita comunicação e informação sobre saldos, descontos, reduções, promoções e oportunidades únicas.
Concursite aguda
Nos últimos 10 anos o setor da comunicação tem sido assolado por uma “doença” que tem infetado a atividade: chama-se concursite aguda. Em nome da transparência e com o objetivo de encontrar a melhor proposta de serviços, mediante necessidades de uma marca ou organização, instituiu-se como boa prática o lançamento de concursos por duas razões: por tudo e por nada.
Cinco erros elementares de gestão para qualquer negócio
Cada negócio tem a sua especificidade e necessidade. Não existem fórmulas mágicas nem magos à prova de bala. Tornar um negócio operacional é complexo. Não é de todo uma missão impossível, nem tão pouco uma ciência alquímica, mas é exigente.
Mais marcas com propósito e menos marcas de propósito
Essência. Uma palavra que encerra uma data de significados e da qual não podemos deixar de falar ao abordar a definição atual de uma marca. Quando pensei sobre o tema, este foi o primeiro atributo que surgiu e de uso recorrente no meu dia a dia.
People trends in a digital disruptive era
Vivemos numa época de mudança turbulenta. Neste início de século, assistimos a uma evolução tecnológica sem paralelo, especialmente no campo da informação e da comunicação, como bem prova o advento da internet e das redes sociais à escala mundial.
Marketing de conteúdos: da interação à fidelização
Aceitei com gosto o convite para escrever este artigo de opinião na sequência da abordagem feita ao assunto em título no segundo volume do livro “Marketing Digital & E-Commerce”. Peter Drucker, entre outros, disse, na passagem de século e de milénio, que a informação seria o produto das marcas no século XXI. Desde então, com o desenvolvimento da web, o marketing de conteúdos evidenciou as suas potencialidades para garantir a interação com as comunidades online e, no limite, a fidelização das mesmas.
Brand management na era digital e humana
A marca é um dos activos mais importantes das empresas. A evolução da tecnologia vem permitindo a entrega de soluções mais relevantes aos consumidores e mais rentáveis para as organizações, assumindo aqueles um papel central e de controlo das marcas, com o poder de as tornar vencedoras, ou de as poderem mesmo destruir.
Pode uma agência ter coração?
Nesta altura do ano, começamos já a assistir as campanhas de Natal que nos tocam no coração, onde as marcas dão tudo na promoção das emoções mais nobres e se assiste a uma explosão de criatividade das agências. É um momento onde, tradicionalmente, a emoção se alia à criatividade e as campanhas de Natal saltam como se viessem enfeitar em “formato audiovisual” esta época festiva – e nós, apaixonados pelas marcas, maravilhados.