Opinião
A excelência do fator humano
A gestão do ativo humano e a sua valorização assume uma importância crescente nas organizações, que, nos últimos anos, têm abraçado o compromisso e a relevância de ter colaboradores satisfeitos e comprometidos.
“Elevator pitch”: uma conversa de elevador que pode mudar a sua vida
Imagine a seguinte cena: você desenvolveu uma nova tecnologia, com potencial para revolucionar o mercado e, certo dia, encontrou no elevador o Sundar Pichai, actual CEO do Google. Você comentaria sobre o resultado da última partida entre o Benfica e FC Porto, ou aproveitaria a oportunidade para convencê-lo a apostar na sua grande ideia? Além do tempo limitado, "joga" contra você o fato de que o presidente executivo da Alphabet Inc., conglomerado das empresas vinculadas ao Google, deve receber diariamente propostas parecidíssimas à sua. Diante disso, quais seriam os melhores argumentos para usar na abordagem? Quais as palavras mais adequadas e mais convincentes? Qual o melhor discurso, a melhor postura e o que precisaria ser destacado na apresentação?
Maior perceção de valor
Ao longo da história, qualquer mudança significativa de comportamentos de consumo repete o mesmo padrão: após uma resistência inicial, a mudança é adotada rapidamente por grandes massas de consumidores. Foi assim com a democratização do uso de calças de ganga no século XX, tal como, mais tarde, com a adoção do smartphone. Os consumidores adotam inovações a uma velocidade muito superior à das marcas. Enquanto muitas empresas ainda estão a discutir o acesso às redes sociais, os consumidores já usam inteligência artificial para decidir o que querem ver na Netflix ou ouvir no Spotify!
As martech e o papel da tecnologia no marketing
A 4.ª revolução industrial tem pressionado as empresas a adaptarem-se a um mundo em permanente transição, com limites e status quo a serem redefinidos a grande velocidade, em diversos mercados e sectores de atividade. Há uma nova realidade de marketing e vendas imposta pela transformação digital, à qual a maioria das marcas ainda não conseguiu responder com eficácia.
Desafios da comunicação de marcas vs privacidade do consumidor
O escândalo Cambridge Analitica e o roll-out do RGPD colocaram a questão da privacidade na ordem do dia. No entanto, a preocupação da indústria com a protecção de dados começou antes. O RGPD vem substituir a Directiva da Protecção de Dados (de 1995) e visa auxiliar pessoas e organizações quanto à regulação da sua privacidade. A grande alteração, que está a pesar no subconsciente dos nossos clientes europeus, é o carácter punitivo da presente legislação.
A importância do reporting
Andamos todos à procura da resposta para a one million dollar question – como fazer de um negócio, o negócio? Acreditando ou não, a resposta é simples e passa apenas pelo tão temível feedback. Mas porquê temer algo que nos pode ajudar a evoluir?
3 tendências que vão redefinir o customer care (e que já chegaram)
O atendimento ao consumidor é uma das áreas que mais se tem reinventado nos últimos anos com a ascensão das redes sociais e tecnologia móvel. As empresas tiveram que aprender muito rapidamente a conversar com os seus clientes na internet. Assim que caíram as “paredes” que separavam o marketing da atenção ao consumidor, novos desafios se colocaram. Destaco três tendências para o futuro (próximo).
O que as indústrias criativas podem aprender com Conan Osíris
Conan Osíris, goste-se ou não, é um fenómeno singular que deve ser observado e sobre o qual podemos tirar valiosas lições para a nossa indústria. Lições que muitas vezes já aprendemos mas que tendencialmente vamos esquecendo.
Desafios, tendências e oportunidades do marketing digital
Atuo ligada ao mercado digital há cerca de 20 anos como executiva, consultora em desenvolvimento de projetos, professora e palestrante em temas relacionados a estratégias digitais, marketing, comércio eletrónico e transformação digital. Fui responsável pela implantação de uma das primeiras operações de comércio eletrónico do Brasil. São duas décadas acompanhando de perto transformações profundas: desde a ampliação do poder de barganha dos consumidores, às mudanças na relação cliente-empresa, passando pelo crescimento da participação das pessoas via canais interativos, apenas para citar três exemplos.
O que o Fyre Festival nos ensinou sobre marketing de influência
O festival que nunca aconteceu. Foi assim que o Fyre Festival ficou conhecido, depois do enorme sucesso de promoção obtido através dos influenciadores digitais e do grande fiasco ao nível da organização. Há inúmeras lições a retirar desta situação, mas as que destaco estão relacionadas com o marketing de influência.