Opinião

segunda-feira, 04 fevereiro 2019 10:28

Neste curso ninguém aprende a escrever.

Sílvia Ribeiro Alves, formadora do curso de “Copywriting” da Academia APAN

Escrever, todos sabemos escrever. Sem isso, não teríamos sido aprovados sequer no primeiro ano da escola primária, e muito dificilmente estaríamos agora a ter sequer interesse em ler este artigo.

segunda-feira, 28 janeiro 2019 09:38

3D – Data Driven Decisions

Nuno Nogueira, VP Marketing & Comunicação da Rebis Consulting

No atual limiar da nossa existência humana, em que circunstâncias mantemos o domínio completo da nossa tomada de decisão, livre, autónoma e independente? Ou, na verdade, nunca o foi, enquanto tal, verdadeiramente? Até que ponto, a aplicabilidade trendy and sexy, da expressão ‘Data Driven Decisions’ é, unicamente, uma evolução, no plano digital, de uma realidade já existente, ainda que analógica ou verdadeiramente humana?

segunda-feira, 21 janeiro 2019 09:41

Qual é o seu bem mais precioso?

Jorge Rebelo, community manager da UTRUST

A comunidade que se gera à volta de uma empresa/marca é, talvez, dos seus bens mais preciosos. Fala-se não só dos clientes, mas também dos colaboradores, dos que gostam da marca e pensam um dia ser cliente, dos que já são “veteranos”, mas também daqueles que acabam de se cruzar com a empresa. 

terça-feira, 15 janeiro 2019 09:59

Que 2019 traga o fim do 16:9

Frederico Roberto, EMEA Senior Creative Director da OLIVER Agency
  1. Quase a mudar de década. As redes sociais já cá andam há mais de uma. E, ainda assim, 99% dos conteúdos que vejo no Instagram e Facebook das marcas – e agências – portuguesas é em 16:9. Mas que raio?
segunda-feira, 17 dezembro 2018 11:46

Será a sustentabilidade o novo motor do crescimento empresarial?

Joan Escoté, responsável de Responsabilidade Social Corporativa da Epson Ibérica

Muito se tem falado de sustentabilidade, e de forma cada vez mais constante, não apenas no mundo empresarial, mas também do lado dos consumidores, dos governos e das organizações internacionais. Por um lado, o número de seres humanos a habitar o planeta continua a aumentar, o que traz preocupações ao nível do consumo de recursos naturais.

segunda-feira, 19 novembro 2018 09:58

Os dados como ativo da organização

Ivo Bernardo, cofundador e Head of Strategy da IMSHARE Conference

Se os dados e o conhecimento daí gerados são um dos maiores ativos das organizações porque existem tantas dificuldades em definir um rumo no que toca ao analytics? Por um lado, o analytics não é o negócio core das grandes organizações em Portugal, por outro, a necessidade de analisar dados e factos no contexto de negócio tem vindo a ganhar cada vez mais relevância em todas as apresentações que passam pelas salas dos membros dos conselhos de administração. A dúvida surge diariamente: o que é uma implementação com êxito de uma política de analytics numa organização? Uma tecnologia? Uma equipa? Umas centenas de processos? Um projeto de datawarehousing?

segunda-feira, 29 outubro 2018 10:33

Indústria automóvel: mudar a mudança num setor em revolução

Bruno Aibéo, diretor de contas da DDB

É o bem de consumo que, logo depois da casa, representa o maior grau de investimento e de envolvimento e, por isso, aquele onde as marcas mais investem em publicidade. Segundo dados recentes da Marktest, a indústria automóvel lidera o investimento publicitário em Portugal. No entanto, estamos perante um setor em mudança, no qual os fabricantes estão a reinventar o negócio e os hábitos de consumo estão a mudar em tempo real, tendo impacto na própria forma de comunicar.

terça-feira, 16 outubro 2018 10:14

Marketing direto - O que falta?

Carlos Gomes, sales manager da PSE

Certamente já se deparou com uma série de e-mails, de contactos telefónicos ou de cartas que não têm qualquer interesse para si, no entanto, continua a recebê-los recorrentemente. Nos dias que correm, é difícil comunicar de forma eficaz – para a pessoa certa com o produto certo e no momento certo! As preferências do consumidor estão em constante mutação.

segunda-feira, 08 outubro 2018 11:18

Marketing de influência: tempo de realinhar a estratégia

Fabíola Silva, diretora de Estratégia Digital e de Marketing de Conteúdos da Publicis Londres

“Eu vendo produtos, não vendo anúncios.” A resposta de Don Draper, o diretor criativo da agência Sterling-Cooper na série “Mad Men”, é um slogan intemporal da boa publicidade. Drapper estava a pensar no mundo da televisão, nos anos 1960. Mas a importância da credibilidade e autenticidade é ainda mais pertinente hoje para as marcas que investem em marketing de influência. Estes são os dois ingredientes que tornam esta tática publicitária tão apetecível numa era em que a saturação publicitária no mundo digital é um problema premente.

segunda-feira, 01 outubro 2018 10:21

Quando as agências querem brincar aos médicos

Jayme Kopke, diretor da Hamlet

Provavelmente por ser verão, e haver mais tempo livre nos departamentos criativos, nos últimos tempos tenho visto iniciativas de autopromoção interessantes por parte de algumas agências de publicidade.

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