Opinião

segunda-feira, 17 setembro 2018 11:01

Muito modernos, quase falidos

Paula Cordeiro, investigadora

A comunicação contemporânea baseia-se num conjunto de ligações e inter-relações estruturadas através de um espaço comum de conexão: a internet, esse paradigma alternativo, lugar de brincadeiras inconsequentes, propaganda política e outros contextos de práticas comuns nos quais também os meios de comunicação social se inserem, investindo sem grande retorno.

segunda-feira, 27 agosto 2018 10:49

Celebrar a vida é a melhor estratégia

Patrícia Jimenez, diretora de Marketing e Comunicação da MetLife na Ibéria

Um dos maiores desafios do Marketing moderno está em encontrar pontos de interesse permanentes que permitam a uma marca acompanhar a longo prazo os seus clientes, sobretudo em setores que, pela natureza dos produtos ou serviços que comercializa, proporcionam tradicionalmente um relacionamento distante.

segunda-feira, 13 agosto 2018 10:31

O ano da Inteligência Artificial

Jairson Vitorino, cofundador e CTO da E.Life

Este ano será de consolidação das tecnologias que vimos emergir em 2017. Guiadas pela adoção da inteligência artificial nos mais diversos segmentos da atividade económica, as várias iniciativas dos gigantes da indústria, das startups e de todo o ecossistema de empresas tecnológicas vão cristalizar-se e gerar ondas de profundas mudanças a começar este trimestre. Identificámos cinco temas importantes que vão orientar o desenvolvimento de novos produtos e serviços e que agora falaremos em detalhe. 

terça-feira, 07 agosto 2018 11:06

Storytelling linear

Ana Marreiros, communication manager no BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável

Olhamos para o telemóvel mais de 150 vezes por dia. Passamos o dia a fazer scroll no telemóvel. O scroll entrou nas nossas vidas e dá-nos prazer. É por isso que os conteúdos têm que deixar de ser desenhados para o olho ou para o cérebro, mas para o responsável pelo scroll: o dedo. Quem o defende é Mario García (@DrMarioRGarcia), o homem por detrás da transformação de design e digital do The Wall Street Journal ou do The Washington Post que esteve recentemente em Portugal no 70th World News Media Congress.

quinta-feira, 19 julho 2018 17:03

O outro lado da marca

Inês Veloso, diretora de Marketing e Comunicação Randstad Portugal

De repente não se fala de outra coisa. O employer brand ganhou destaque não apenas enquanto buzz word, mas também na estrutura das organizações. Porquê esta euforia? Em que é que ele é diferente do marketing, se a marca é a mesma? Será esta uma moda dos recursos humanos?

quinta-feira, 19 julho 2018 16:19

Dar cor ao cinzento: uma missão possível

Vânia Silva, diretora de Marketing & Comunicação da Marsh

Falar em seguros é, por norma, aborrecido. O mundo cinzento dos seguros é quase sempre sinónimo de custo elevado… Quando comecei a trabalhar no Marketing & Comunicação num corretor de seguros, há mais de 10 anos, era esta a imagem que havia do setor segurador. A imagem que eu própria tinha quando fui à entrevista. Este é o principal desafio para quem trabalha na comunicação deste setor: desmistificar esta imagem cinzenta e aborrecida, mas também o que torna o nosso dia a dia mais desafiante e interessante.

segunda-feira, 09 julho 2018 10:38

Qual o panorama do marketing analytics em Portugal?

Ricardo Godinho, fundador da Good Intelligence

Através de dados baseados no Pordata, Google, Hostede e em informação online, os gestores portugueses devem olhar mais atentamente para o marketing analytics. Os indicadores revelam que existe algum atraso na sua devida utilização, com consequências de uma criatividade orientada pelos dados ter mais impacto do que criativos baseados em tendências genéricas.

quarta-feira, 20 junho 2018 10:57

O amor entre os homens

Pedro Batalha, fundador e diretor criativo da KISS

O futebol tem destas coisas. Portugal ganha 3-3 à Espanha e dois homens que mal se conhecem partilham um momento inesquecível. Falo daquele livre do Cristiano Ronaldo aos 87 minutos. Foi no café Parque. Eu e o senhor Manuel gritámos ao mesmo tempo, como se tivéssemos ensaiado a semana inteira. A seguir, veio aquela troca de olhares: esbugalhados, enfurecidos e, ao mesmo tempo, apaixonados. Eu, de punhos cerrados, boca aberta para uma nata. Ele, de braços no ar, soltos, algo bambos, a dar saltinhos sem sair do chão. Durante 15 segundos tive à minha frente um Paolo Rossi careca e de óculos. Apesar de não nos termos abraçado, havia um balcão de duchesses, delícias e mil folhas entre nós, vimos os nossos olhares enrolarem-se freneticamente num climax digno de Thelma e Louise.

quinta-feira, 14 junho 2018 12:42

O que é que os clientes esperam da sua empresa?

Zélia Barroso, Research & Insights da PSE

Os conceitos "customer experience" e "customer centric" (por vezes confundidos e/ou utilizados de ânimo leve por algumas empresas) vieram ditar uma mudança nas organizações, sendo notória uma propensão crescente das empresas para o desenvolvimento de estratégias de aproximação aos seus clientes.

segunda-feira, 14 maio 2018 09:51

A era dos ninjas digitais

Mónica Vale de Gato, senior digital account

Existe uma procura cada vez maior de community managers no mercado digital, mas a verdade é que, sendo este um mundo recente nas agências e marcas, há uma indefinição grande sobre as funções que desempenha.

Pág. 19 de 61

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing