Opinião
A era dos ninjas digitais
Existe uma procura cada vez maior de community managers no mercado digital, mas a verdade é que, sendo este um mundo recente nas agências e marcas, há uma indefinição grande sobre as funções que desempenha.
Uma nova era para satisfazer o consumidor exigente
Em 2017, o e-commerce representou mais de 2.3 triliões de dólares, com um crescimento acima dos 23% a nível mundial, contrastando com o crescimento de apenas um dígito no comércio tradicional. Estes números derivam não só da entrada das marcas tradicionais no mundo digital, como também do aparecimento de marcas totalmente novas e de origem digital, as designadas “Digitally Native Verrtical Brands”.
Em Portugal, não há estratégia no e-commerce
O crescimento de Portugal no e-commerce tem sido em linha à média europeia, apesar de 80% dos compradores online comprarem em lojas que estão fora de Portugal, em comparação com o nosso país vizinho – Espanha –, em que apenas 20% das compras online são fora do território nacional. Isto deve-se em parte à larga oferta internacional, mas em igual escala à ausência de marcas com estratégia digital apoiada no e-commerce no tecido empresarial português.
O Marketing, a Democracia e o consumidor do século XXI
A propósito de um artigo de Tiago Charrua, da Happy Brands – que poderá ser lido aqui – no qual são levantadas várias questões relacionadas com a mudança de mentalidades pelas quais atravessamos socialmente – e que se refletem na forma de consumo –, é importante reforçar que essas mudanças – tal como afirma Tiago – “obrigam a que a comunicação que é dirigida aos mais jovens tenha de mudar também”.
2018 vai ser o ano da Data Driven Creativity
Neste momento devem estar a pensar que conceito é este. Trata-se de um conceito novo, que nasceu entre as quatro paredes da FLAG, após uma interessante troca de ideias entre profissionais de marketing.
Dos atributos e valores das marcas
Quais os valores que guiam os comportamentos e atitudes da sua marca? Se a sustentabilidade da sua marca fosse um animal ou um país, qual seria? Não tem as respostas na ponta da língua? Não se preocupe. A maioria das empresas também não. Ainda! Mas muitas já andam à procura.
Os jovens adultos portugueses e a sua relação com as marcas
A fase da vida “jovem/adulta” é, por definição, uma fase de arranque da vida adulta e de mudança, pelo que é sempre, e por natureza, um período de insegurança. Desde cedo, na fase da adolescência (2008-2014) esta geração viveu de muito perto todo o ambiente de crise económica e social que lhes incutiu um certo “pessimismo” relativamente às oportunidades de futuro.
E o Óscar de negócio vai para as marcas…
As marcas de joias, de automóveis, de grandes designers e estilistas, griffes de renome mundial, juntam-se, na cerimónia dos Óscares, às marcas que optam por estar presentes nos cenários de entrevista ou nos Gift Bags oficiais e não-oficiais, oferecidos às celebridades. E estas ofertas conquistam uma excitação quase tão grande como os prémios, nos conteúdos emitidos um pouco por todo o mundo sobre o evento.
Affiliate Marketing – o que se segue?
A inovação requer muito trabalho intelectual, mas exige também muito coração e coragem. Para seguir em frente é fundamental estar a par das mudanças tecnológicas, reinventando-nos de acordo com a procura dos consumidores e as tendências de mercado.
No futuro, a relação cliente-agência não vai ter briefings
Para além dos impostos e de que um dia vamos morrer, a única outra certeza que podemos ter é que o mundo vive em constante evolução. Todas as áreas e sectores empresariais estão em contínua mutação. Nas áreas de Marketing e Publicidade, por exemplo, vivem-se momentos interessantes com o novo algoritmo do Facebook, o aparecimento do AI e, sobretudo, com marcas a finalmente assumirem um papel ativo e uma opinião na sociedade, como o caso da Under Armour ou da New Balance nos EUA.