Opinião

segunda-feira, 14 maio 2018 09:51

A era dos ninjas digitais

Mónica Vale de Gato, senior digital account

Existe uma procura cada vez maior de community managers no mercado digital, mas a verdade é que, sendo este um mundo recente nas agências e marcas, há uma indefinição grande sobre as funções que desempenha.

segunda-feira, 30 abril 2018 12:23

Uma nova era para satisfazer o consumidor exigente

João Ramos, cofundador da Koala Rest

Em 2017, o e-commerce representou mais de 2.3 triliões de dólares, com um crescimento acima dos 23% a nível mundial, contrastando com o crescimento de apenas um dígito no comércio tradicional. Estes números derivam não só da entrada das marcas tradicionais no mundo digital, como também do aparecimento de marcas totalmente novas e de origem digital, as designadas “Digitally Native Verrtical Brands”.

segunda-feira, 23 abril 2018 10:37

Em Portugal, não há estratégia no e-commerce

Vera Maia, fundadora de Vera Maia – Ecommerce e Marketing Digital

O crescimento de Portugal no e-commerce tem sido em linha à média europeia, apesar de 80% dos compradores online comprarem em lojas que estão fora de Portugal, em comparação com o nosso país vizinho – Espanha –, em que apenas 20% das compras online são fora do território nacional. Isto deve-se em parte à larga oferta internacional, mas em igual escala à ausência de marcas com estratégia digital apoiada no e-commerce no tecido empresarial português.

terça-feira, 03 abril 2018 10:39

O Marketing, a Democracia e o consumidor do século XXI

Vera Teixeira da Costa, consultora de Comunicação e Marketing da On.Corporate

A propósito de um artigo de Tiago Charrua, da Happy Brands – que poderá ser lido aqui – no qual são levantadas várias questões relacionadas com a mudança de mentalidades pelas quais atravessamos socialmente – e que se refletem na forma de consumo –, é importante reforçar que essas mudanças –  tal como afirma Tiago – “obrigam a que a comunicação que é dirigida aos mais jovens tenha de mudar também”.  

segunda-feira, 26 março 2018 09:37

2018 vai ser o ano da Data Driven Creativity

Gabriel Augusto, diretor-geral da FLAG

Neste momento devem estar a pensar que conceito é este. Trata-se de um conceito novo, que nasceu entre as quatro paredes da FLAG, após uma interessante troca de ideias entre profissionais de marketing.

segunda-feira, 19 março 2018 11:04

Dos atributos e valores das marcas

Communication Manager no BCSD Portugal

Quais os valores que guiam os comportamentos e atitudes da sua marca? Se a sustentabilidade da sua marca fosse um animal ou um país, qual seria? Não tem as respostas na ponta da língua? Não se preocupe. A maioria das empresas também não. Ainda! Mas muitas já andam à procura.

segunda-feira, 12 março 2018 10:58

Os jovens adultos portugueses e a sua relação com as marcas

João Marques, consultor da Equação Lógica

A fase da vida “jovem/adulta” é, por definição, uma fase de arranque da vida adulta e de mudança, pelo que é sempre, e por natureza, um período de insegurança.  Desde cedo, na fase da adolescência (2008-2014) esta geração viveu de muito perto todo o ambiente de crise económica e social que lhes incutiu um certo “pessimismo” relativamente às oportunidades de futuro.

quinta-feira, 01 março 2018 11:28

E o Óscar de negócio vai para as marcas…

Ana Paula Cruz, docente do IPAM e especialista em Comunicação e Branding

As marcas de joias, de automóveis, de grandes designers e estilistas, griffes de renome mundial, juntam-se, na cerimónia dos Óscares, às marcas que optam por estar presentes nos cenários de entrevista ou nos Gift Bags oficiais e não-oficiais, oferecidos às celebridades. E estas ofertas conquistam uma excitação quase tão grande como os prémios, nos conteúdos emitidos um pouco por todo o mundo sobre o evento.

quarta-feira, 28 fevereiro 2018 10:33

Affiliate Marketing – o que se segue?

Carmen Lumina, Managing Director da BitterStrawberry

A inovação requer muito trabalho intelectual, mas exige também muito coração e coragem. Para seguir em frente é fundamental estar a par das mudanças tecnológicas, reinventando-nos de acordo com a procura dos consumidores e as tendências de mercado.

segunda-feira, 26 fevereiro 2018 11:20

No futuro, a relação cliente-agência não vai ter briefings

Pedro Miguel Garcia, senior account director da Nylon

Para além dos impostos e de que um dia vamos morrer, a única outra certeza que podemos ter é que o mundo vive em constante evolução. Todas as áreas e sectores empresariais estão em contínua mutação. Nas áreas de Marketing e Publicidade, por exemplo, vivem-se momentos interessantes com o novo algoritmo do Facebook, o aparecimento do AI e, sobretudo, com marcas a finalmente assumirem um papel ativo e uma opinião na sociedade, como o caso da Under Armour ou da New Balance nos EUA.

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