Opinião

segunda-feira, 12 março 2018 10:58

Os jovens adultos portugueses e a sua relação com as marcas

João Marques, consultor da Equação Lógica

A fase da vida “jovem/adulta” é, por definição, uma fase de arranque da vida adulta e de mudança, pelo que é sempre, e por natureza, um período de insegurança.  Desde cedo, na fase da adolescência (2008-2014) esta geração viveu de muito perto todo o ambiente de crise económica e social que lhes incutiu um certo “pessimismo” relativamente às oportunidades de futuro.

quinta-feira, 01 março 2018 11:28

E o Óscar de negócio vai para as marcas…

Ana Paula Cruz, docente do IPAM e especialista em Comunicação e Branding

As marcas de joias, de automóveis, de grandes designers e estilistas, griffes de renome mundial, juntam-se, na cerimónia dos Óscares, às marcas que optam por estar presentes nos cenários de entrevista ou nos Gift Bags oficiais e não-oficiais, oferecidos às celebridades. E estas ofertas conquistam uma excitação quase tão grande como os prémios, nos conteúdos emitidos um pouco por todo o mundo sobre o evento.

quarta-feira, 28 fevereiro 2018 10:33

Affiliate Marketing – o que se segue?

Carmen Lumina, Managing Director da BitterStrawberry

A inovação requer muito trabalho intelectual, mas exige também muito coração e coragem. Para seguir em frente é fundamental estar a par das mudanças tecnológicas, reinventando-nos de acordo com a procura dos consumidores e as tendências de mercado.

segunda-feira, 26 fevereiro 2018 11:20

No futuro, a relação cliente-agência não vai ter briefings

Pedro Miguel Garcia, senior account director da Nylon

Para além dos impostos e de que um dia vamos morrer, a única outra certeza que podemos ter é que o mundo vive em constante evolução. Todas as áreas e sectores empresariais estão em contínua mutação. Nas áreas de Marketing e Publicidade, por exemplo, vivem-se momentos interessantes com o novo algoritmo do Facebook, o aparecimento do AI e, sobretudo, com marcas a finalmente assumirem um papel ativo e uma opinião na sociedade, como o caso da Under Armour ou da New Balance nos EUA.

terça-feira, 20 fevereiro 2018 10:03

Cinco tendências para 2018

Vítor Rosa, fundador e CEO da LOP

Este é um dos momentos em que as empresas começam a colocar em prática a sua estratégia de Marketing e Comunicação para este novo ano. Por esse motivo, partilho aqui algumas das tendências tecológicas e do mundo digital que vai querer, sem dúvida alguma, aplicar à sua empresa ao longo de 2018.

quarta-feira, 14 fevereiro 2018 09:43

Chief Marketing Technologist

Rafael Cerveira Pinto, managing partner da Squadra

O marketing está a tornar-se rapidamente numa das atividades mais dependentes da tecnologia. A curto prazo, prevê-se que um gestor de marketing poderá passar mais tempo a trabalhar / utilizar tecnologia do que propriamente um gestor de tecnologia de informação. No centro dessa transformação está a surgir um novo tipo de executivo: o executivo de tecnologia de marketing (Chief Marketing Technologist). 

terça-feira, 06 fevereiro 2018 09:30

O consumidor está a perder o desejo da propriedade... e isso faz toda a diferença

Tiago Charrua, partner da Happy Brands

O perfil do consumidor da classe média/alta, jovem, urbano e de formação superior está a mudar e muito, o que obriga a que a comunicação que lhe é dirigida tenha necessariamente de mudar também.

segunda-feira, 22 janeiro 2018 10:30

O novo regulamento de proteção de dados: desafios para o marketing

António Teixeira, consultor organizacional externo da CEGOC

O RGPD traz consigo uma mudança essencial na forma como a UE quer que os dados pessoais sejam tratados, colocando as pessoas singulares em primeiro lugar, acreditando que essas pessoas devem ser protegidas e valorizadas, uma vez que os seus dados pessoais têm valor.

terça-feira, 16 janeiro 2018 10:39

Atenção CEO: Marketing is the new black

Luís Ferreira, managing director da On.Corporate

Não foi há muito tempo. Quando as empresas passavam por redefinições estruturais e financeiras, prevalecia no pensamento da maioria dos CEO a ideia de que os profissionais de Marketing eram os primeiros a poder ser dispensados, e, por conseguinte, imediatamente extinto o Departamento de Marketing das empresas.

segunda-feira, 08 janeiro 2018 10:33

O impacto da massificação de dispositivos de biometria e realidade aumentada

Pedro Mota Pereira, Solutions Delivery Director da agap2IT

As principais marcas de dispositivos móveis deram, em 2017, passos significativos para a massificação de tecnologias como o reconhecimento facial e a realidade aumentada. Chegaram ao mercado o Samsung S8, o iPhone X e o Huawei Mate 10. As três fabricantes vendem quase 50% dos smartphones a nível mundial (dados IDC para o 1 semestre fiscal de 2017). A adoção de inovações como as acima citadas terá impacto nos produtos e serviços das empresas que vivem no ecossistema digital.

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