Opinião
Os jovens adultos portugueses e a sua relação com as marcas
A fase da vida “jovem/adulta” é, por definição, uma fase de arranque da vida adulta e de mudança, pelo que é sempre, e por natureza, um período de insegurança. Desde cedo, na fase da adolescência (2008-2014) esta geração viveu de muito perto todo o ambiente de crise económica e social que lhes incutiu um certo “pessimismo” relativamente às oportunidades de futuro.
E o Óscar de negócio vai para as marcas…
As marcas de joias, de automóveis, de grandes designers e estilistas, griffes de renome mundial, juntam-se, na cerimónia dos Óscares, às marcas que optam por estar presentes nos cenários de entrevista ou nos Gift Bags oficiais e não-oficiais, oferecidos às celebridades. E estas ofertas conquistam uma excitação quase tão grande como os prémios, nos conteúdos emitidos um pouco por todo o mundo sobre o evento.
Affiliate Marketing – o que se segue?
A inovação requer muito trabalho intelectual, mas exige também muito coração e coragem. Para seguir em frente é fundamental estar a par das mudanças tecnológicas, reinventando-nos de acordo com a procura dos consumidores e as tendências de mercado.
No futuro, a relação cliente-agência não vai ter briefings
Para além dos impostos e de que um dia vamos morrer, a única outra certeza que podemos ter é que o mundo vive em constante evolução. Todas as áreas e sectores empresariais estão em contínua mutação. Nas áreas de Marketing e Publicidade, por exemplo, vivem-se momentos interessantes com o novo algoritmo do Facebook, o aparecimento do AI e, sobretudo, com marcas a finalmente assumirem um papel ativo e uma opinião na sociedade, como o caso da Under Armour ou da New Balance nos EUA.
Cinco tendências para 2018
Este é um dos momentos em que as empresas começam a colocar em prática a sua estratégia de Marketing e Comunicação para este novo ano. Por esse motivo, partilho aqui algumas das tendências tecológicas e do mundo digital que vai querer, sem dúvida alguma, aplicar à sua empresa ao longo de 2018.
Chief Marketing Technologist
O marketing está a tornar-se rapidamente numa das atividades mais dependentes da tecnologia. A curto prazo, prevê-se que um gestor de marketing poderá passar mais tempo a trabalhar / utilizar tecnologia do que propriamente um gestor de tecnologia de informação. No centro dessa transformação está a surgir um novo tipo de executivo: o executivo de tecnologia de marketing (Chief Marketing Technologist).
O consumidor está a perder o desejo da propriedade... e isso faz toda a diferença
O perfil do consumidor da classe média/alta, jovem, urbano e de formação superior está a mudar e muito, o que obriga a que a comunicação que lhe é dirigida tenha necessariamente de mudar também.
O novo regulamento de proteção de dados: desafios para o marketing
O RGPD traz consigo uma mudança essencial na forma como a UE quer que os dados pessoais sejam tratados, colocando as pessoas singulares em primeiro lugar, acreditando que essas pessoas devem ser protegidas e valorizadas, uma vez que os seus dados pessoais têm valor.
Atenção CEO: Marketing is the new black
Não foi há muito tempo. Quando as empresas passavam por redefinições estruturais e financeiras, prevalecia no pensamento da maioria dos CEO a ideia de que os profissionais de Marketing eram os primeiros a poder ser dispensados, e, por conseguinte, imediatamente extinto o Departamento de Marketing das empresas.
O impacto da massificação de dispositivos de biometria e realidade aumentada
As principais marcas de dispositivos móveis deram, em 2017, passos significativos para a massificação de tecnologias como o reconhecimento facial e a realidade aumentada. Chegaram ao mercado o Samsung S8, o iPhone X e o Huawei Mate 10. As três fabricantes vendem quase 50% dos smartphones a nível mundial (dados IDC para o 1 semestre fiscal de 2017). A adoção de inovações como as acima citadas terá impacto nos produtos e serviços das empresas que vivem no ecossistema digital.