Opinião

segunda-feira, 11 dezembro 2017 11:58

A Inteligência Artificial no marketing: um novo marketeer está a nascer?

João Redol, CEO EyeSee - Grupo OLAmobile

Compelida por um desejo de inovação e desenvolvimento, a busca da humanidade pela proeza tecnológica está enraizada desde os seus primeiros dias. A inteligência artificial (IA), que uma vez foi pensada para viver puramente no reino da imaginação humana, é uma perspetiva muito real, sendo que a superinteligência da máquina está relacionada com todos os seres humanos. No entanto, o que é que o futuro nos espera?

terça-feira, 28 novembro 2017 10:49

O marketing digital para a internacionalização

Filipe Monteiro, diretor de Marketing da Growin

Nesta fase em que muito se fala na transformação digital, a criação de marcas fortes e globais é sem dúvida o grande desafio que se coloca às organizações. Em Portugal existem muitos bons exemplos de estratégias de marketing digital num contexto internacional, em que claramente se destacam marcas como a Farfetch ou a Prozis, mas, independentemente da área de atuação, não só é possível como fundamental replicar este mindset para as mais variadas indústrias.

segunda-feira, 13 novembro 2017 10:54

Vida pessoal vs vida laboral – onde ficam as redes sociais?

Vanessa Andrade, Digital Communication Director da ALICE

Em Portugal registamos hoje mais de 6 milhões de utilizadores de redes sociais. E só no último ano assistimos a um crescimento de 9% no tempo diário dedicado a estas plataformas. E, embora o Facebook continue a ser a rede social com maior penetração junto dos portugueses, que lhe dedicam cerca de 90 minutos diários, temos verificado, nos últimos tempos, uma migração das camadas mais jovens para outras redes como o Instagram ou Snapchat.

terça-feira, 24 outubro 2017 11:05

O poder do binómio: Comunicação e Informação

João Pinto Coelho, senior consultant da Neves de Almeida | HR Consulting

Informação é poder e Comunicação é o meio de partilha e de passagem da mensagem. Isto em qualquer contexto, não só numa organização. Nesse sentido, são dois conceitos intrinsecamente ligados e com um poder imenso, nas dimensões de negociação, influência e de forma transversal a todas as áreas de gestão de uma organização.

segunda-feira, 16 outubro 2017 11:14

O papel do digital na transformação da gestão

Luís Melo, Partner Boyden Executive Search Portugal

O atual ambiente digital encontra-se a afetar, a um ritmo crescente, organizações em setores, modelos de negócio e áreas geográficas diversificadas. Seja pela sua integração nos processos internos das organizações, seja pela disrupção causada externamente no mercado através de concorrentes orientados à inovação, as competências digitais surgem como uma força de carácter transformacional.

sexta-feira, 06 outubro 2017 11:44

Ainda se lembra? Foi há 25 anos!

Nuno Azinheira, jornalista, especialista em televisão e professor de Comunicação

Um cenário cinzento ou em tons crus. Um “Telejornal” demasiado preso às agendas institucionais, com um alinhamento clássico, e com constantes suspeitas de instrumentalização politica. Programas de “variedades”, formatos portugueses, apresentadores sem brilho, porque o primado era o conteúdo e não as estrelas.

terça-feira, 26 setembro 2017 12:25

Marketing e o setor criativo

Luís Teixeira, coordenador do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto

 Marketing e o setor criativo A palavra criatividade converteu-se numa palavra mágica na sociedade ocidental. Designada inicialmente para descrever determinados comportamentos de um indivíduo ou de um grupo social, geralmente associada à prática artística, é sinónimo crescente de uma posição de prestígio na nossa comunidade.

segunda-feira, 11 setembro 2017 12:14

O impacto das redes sociais nas estratégias de marketing

José Manuel Rodríguez, Marketing & PR manager Lenovo Espanha & Portugal

O impacto das redes sociais nas estratégias de marketing A velocidade a que as redes sociais evoluem, os hábitos dos seus utilizadores e as tendências que as rodeiam são questões vitais para os departamentos de marketing. Embora levemos anos a elaborar estratégias digitais dentro dos planos globais de marketing e ampliando a nossa visão para incorporar cada vez mais "atores" na nossa planificação (bloggers, youtubers, instagramers...) a sensação que temos é que entrámos num ciclo em constante mudança e evolução.

sexta-feira, 25 agosto 2017 11:31

Outra OPA no horizonte dos media? A reflexão de Jorge Veríssimo

Fátima Sousa

Outra OPA no horizonte dos media?"Haverá outra OPA por parte de um outro grupo de telecomunicações?". A questão é do presidente da Escola Superior de Comunicação Social, Jorge Veríssimo, convidado pela Briefing a comentar o estado atual dos media nacionais, na sequência da notícia de que a Impresa se prepara para alienar as revistas do seu portefólio.

quinta-feira, 24 agosto 2017 12:05

Porque é que o "filme do avião" continua atual?

Marcelo Lourenço, coautor de "Desprezível"

Porque é que o filme do avião continua atual?É com um misto de alegria e tristeza que percebemos todos os anos que o nosso filme "Desprezível" continua mais relevante do que nunca.

Pág. 22 de 62

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing