Opinião
A Inteligência Artificial no marketing: um novo marketeer está a nascer?
Compelida por um desejo de inovação e desenvolvimento, a busca da humanidade pela proeza tecnológica está enraizada desde os seus primeiros dias. A inteligência artificial (IA), que uma vez foi pensada para viver puramente no reino da imaginação humana, é uma perspetiva muito real, sendo que a superinteligência da máquina está relacionada com todos os seres humanos. No entanto, o que é que o futuro nos espera?
O marketing digital para a internacionalização
Nesta fase em que muito se fala na transformação digital, a criação de marcas fortes e globais é sem dúvida o grande desafio que se coloca às organizações. Em Portugal existem muitos bons exemplos de estratégias de marketing digital num contexto internacional, em que claramente se destacam marcas como a Farfetch ou a Prozis, mas, independentemente da área de atuação, não só é possível como fundamental replicar este mindset para as mais variadas indústrias.
Vida pessoal vs vida laboral – onde ficam as redes sociais?
Em Portugal registamos hoje mais de 6 milhões de utilizadores de redes sociais. E só no último ano assistimos a um crescimento de 9% no tempo diário dedicado a estas plataformas. E, embora o Facebook continue a ser a rede social com maior penetração junto dos portugueses, que lhe dedicam cerca de 90 minutos diários, temos verificado, nos últimos tempos, uma migração das camadas mais jovens para outras redes como o Instagram ou Snapchat.
O poder do binómio: Comunicação e Informação
Informação é poder e Comunicação é o meio de partilha e de passagem da mensagem. Isto em qualquer contexto, não só numa organização. Nesse sentido, são dois conceitos intrinsecamente ligados e com um poder imenso, nas dimensões de negociação, influência e de forma transversal a todas as áreas de gestão de uma organização.
O papel do digital na transformação da gestão
O atual ambiente digital encontra-se a afetar, a um ritmo crescente, organizações em setores, modelos de negócio e áreas geográficas diversificadas. Seja pela sua integração nos processos internos das organizações, seja pela disrupção causada externamente no mercado através de concorrentes orientados à inovação, as competências digitais surgem como uma força de carácter transformacional.
Ainda se lembra? Foi há 25 anos!
Um cenário cinzento ou em tons crus. Um “Telejornal” demasiado preso às agendas institucionais, com um alinhamento clássico, e com constantes suspeitas de instrumentalização politica. Programas de “variedades”, formatos portugueses, apresentadores sem brilho, porque o primado era o conteúdo e não as estrelas.
Marketing e o setor criativo
A palavra criatividade converteu-se numa palavra mágica na sociedade ocidental. Designada inicialmente para descrever determinados comportamentos de um indivíduo ou de um grupo social, geralmente associada à prática artística, é sinónimo crescente de uma posição de prestígio na nossa comunidade.
O impacto das redes sociais nas estratégias de marketing
A velocidade a que as redes sociais evoluem, os hábitos dos seus utilizadores e as tendências que as rodeiam são questões vitais para os departamentos de marketing. Embora levemos anos a elaborar estratégias digitais dentro dos planos globais de marketing e ampliando a nossa visão para incorporar cada vez mais "atores" na nossa planificação (bloggers, youtubers, instagramers...) a sensação que temos é que entrámos num ciclo em constante mudança e evolução.
Outra OPA no horizonte dos media? A reflexão de Jorge Veríssimo
"Haverá outra OPA por parte de um outro grupo de telecomunicações?". A questão é do presidente da Escola Superior de Comunicação Social, Jorge Veríssimo, convidado pela Briefing a comentar o estado atual dos media nacionais, na sequência da notícia de que a Impresa se prepara para alienar as revistas do seu portefólio.
Porque é que o "filme do avião" continua atual?
É com um misto de alegria e tristeza que percebemos todos os anos que o nosso filme "Desprezível" continua mais relevante do que nunca.