Opinião
Black Friday vs. Green Friday: de que lado queremos estar?
Todos os anos, marcas, profissionais de marketing, grandes superfícies comerciais e os próprios consumidores alinham as suas estratégias para celebrarem mais uma Black Friday. O apelo ao consumo massificado e descartável não é exclusivo desta época, mas intensifica-se e, sempre que chegamos à reta final de mais um ano, assistimos ao mesmo fenómeno: embebidos pelo ardil dos super descontos, os consumidores embarcam numa jornada desenfreada, fazendo do verbo “comprar” a sua missão número um.
Estará a cultura das empresas preparada para o regresso?
A cultura organizacional de uma empresa é como qualquer tipo de relação. Para sobreviver tem de ser alimentada diariamente. A pandemia e o confinamento obrigaram inevitavelmente a um afastamento físico onde a nossa palavra tão portuguesa – saudade – ganhou preponderância.
Primeiro, rimos como chimpanzés
Houve um tempo em comunicação em que bastava aparecer. Pôr o anúncio no jornal, o letreiro luminoso no topo do prédio, o reclame na televisão. Ao Lucky Strike bastava dizer que era tostado – que importava se outros também? Tinha sido o primeiro a aparecer a dizê-lo, ninguém mais o poderia fazer.
Assim se vê a força do CCP
Este artigo é sobre um grupo de militantes. Militantes porque lutam, de forma ativa e convicta, por uma ideia: o poder das ideias. O Clube de Criativos de Portugal (CCP) existe graças a estes ativistas que não defendem uma, mas várias causas: promover a criatividade na comunicação comercial; estabelecer padrões de qualidade na indústria; estimular, apoiar e ajudar a formar as próximas gerações; e facilitar a troca de experiências entre profissionais do meio (estou a roubar palavras do seu site).
De verão, de inverno ou a fazer o pino
O verão é um momento-chave para algumas marcas, em que a aposta na criatividade e o investimento são maiores, e a esperança de causar impacto também.
Na época do calor, o truque está na temperatura
Quando recebemos um grupo de amigos (algo que parece que já foi há demasiado tempo) ou pura e simplesmente quando paramos um pouco por entre a azáfama da nossa vida, muitas vezes é com gosto que acompanhamos esse momento com uma bebida refrescante. Para alguns, basta uma água, para outros uma bebida com sabor, há quem se aventure numa sangria ou temos ainda o caso de querermos apreciar um bom vinho.
Aproveitar o novo normal para fazer “algo novo”
O desconfinamento em Portugal está avançando. As pessoas estão ávidas para voltar à “normalidade” e regressar, na medida do possível, aos seus antigos hábitos. Muitos estão com saudades de visitar as suas lojas favoritas, frequentar centros comerciais com uma maior naturalidade, e poder voltar às compras de forma mais espontânea.
Marketing para produtos ou serviços?
Não há dúvidas de que o Marketing para produtos e o Marketing para serviços são dois animais muito distintos. Geralmente, traçamos uma linha entre os produtos, tangíveis e mensuráveis, e os serviços, intangíveis e conceptuais. Mas quando falamos de produtos de TI, será que essa diferenciação é válida?
A importância de uma cultura baseada em dados
Quando ouvimos falar em Data Analysis, Inteligência Artificial ou Business Intelligence, é frequente remeter tudo isto para uma caixa intitulada de “coisas complicadas”. Na verdade, é compreensível que, ao ouvir este tipo de termos sem conhecermos minimamente a área, os encaremos como ferramentas trabalhosas e que vão dar muitas dores de cabeça a serem implementadas.
Comunicação: a salvação das marcas durante a pandemia
A pandemia tem-nos ensinado muitas coisas. E, aqueles que consigam aproveitar esta temporada inédita para serem espectadores, por um dia que seja, do que está a acontecer neste mundo – ora confinado, ora desconfinado, ora confinado novamente –, podem dar-se conta de que, além do instinto de sobrevivência associado à transformação digital dos negócios, também a comunicação tem sido, para as marcas, uma verdadeira tábua de salvação.