Opinião

segunda-feira, 13 abril 2020 09:46

O açambarcamento do digital

Diogo Pinheiro, managing partner da Legendary People + Ideias

Covid-19, quarentena, isolamento social. Novos conceitos que nos trouxeram muitas novidades, mas também destaparam algumas verdades que íamos encobrindo para tentar não ver com atenção – sobre nós próprios, as nossas casas e, sobretudo, sobre o marketing digital.

quarta-feira, 08 abril 2020 11:57

Marcas em Tempo de Guerra - #4 Pontes quebradas

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

Como ficou para a História, a I Guerra Mundial foi o estímulo que lançou, em definitivo, a nossa indústria das conservas de peixe. A comida enlatada surgia, então, como uma solução especialmente adequada às necessidades da guerra, e, assim, o sector explodiu. Mas circunstâncias adversas são também, como sabemos, tentações ao oportunismo —uma inevitabilidade à qual muitos empresários da nova indústria conserveira não foram imunes. O resultado? Milhares de latas cheias com serradura, talos de couve e cabeças de peixe foram enviadas para alimentar batalhões de soldados, impotentes, na frente do combate.

segunda-feira, 06 abril 2020 10:09

Como a pandemia tem influência no e-commerce: O novo pilar da economia

Diogo Cruz, formador FLAG, coordenador de Comunicação e Marketing Digital no ActivoBank

Vivemos, nos dias de hoje, um período complicado e complexo. Um período que obrigou à maioria da população mundial a resguardar-se, evitar contacto físico e a trabalhar, sempre que possível, em regime remote.

quarta-feira, 01 abril 2020 12:11

Marcas em Tempo de Guerra – #3 Orgulho e preconceito

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

“Enquanto os outros choram, venda lenços”, diz o adágio. Com a sabedoria que reconhecemos ao povo, o conselho é claro: há sempre oportunidades para agarrar, mesmo quando a situação está longe do ideal. No abstracto, é um bom estímulo empreendedor. Mas e quando o chorar não for apenas uma metáfora e sim uma dura realidade... o que fazer, então, aos lenços?

segunda-feira, 30 março 2020 10:42

Marcas: tanto para comunicar sem sair de casa

Davide Silva, diretor de Marketing da Sendit

É o tema do momento e, com todas as implicações que tem, continuará a sê-lo por muito tempo. Com uma grande parte do mundo a lutar contra a propagação da Covid19 a partir de casa, são inevitáveis as alterações que este momento vai ter no comportamento do consumidor e, consequentemente, das marcas, que terão de mudar as suas estratégias de comunicação, marketing e publicidade.

quarta-feira, 25 março 2020 11:23

Marcas em Tempo de Guerra – #2 Um regresso às origens

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

Em Setembro de 2017, com a iminência da chegada do furacão Irma à costa da Florida, a Tesla permitiu que todos os seus carros utilizassem a capacidade total das baterias neles instaladas. Para tal, anulou, à distância, os limites habitualmente colocados aos veículos, em função do plano adquirido por cada cliente. Com este gesto sublime, o fabricante de automóveis possibilitou que, no pico da evacuação, os seus condutores percorressem, em média, uns preciosos 50 km extra, mesmo sem terem pago para tal (ou sequer o solicitado).

terça-feira, 24 março 2020 09:38

Como trabalhar em plena crise

Pedro Miguel Garcia, head of Marketing da Bet

Todas as crises, além de vividas com o devido cuidado e respeito, apresentam-se como uma oportunidade para ganhar a confiança e o respeito dos shareholders e dos empregados. Não podemos negar que uma crise, se gerida em condições, pode ajudar uma empresa a elevar-se. O fundamental é que a resposta seja célere, eficaz e direta.

quarta-feira, 18 março 2020 11:24

Marcas em Tempo de Guerra - #1 Aqui e agora

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos e autor do livro “Marca Positiva”

Num artigo escrito para a revista Backstage Talks, intitulado “É o que fazemos valioso o suficiente?”, Milan Semelak, criador de marcas, relata um raciocínio pessoal que acredito ser, nas circunstâncias atípicas que vivemos, muito pertinente recuperar. Motivado por uma questão colocada pela mulher sobre que ocupação teria em tempo de guerra, Semelak começa por duvidar da utilidade da comunidade profissional a que pertence — criativos, designers, marketeers e por aí adiante — numa situação tão extrema. Como o próprio admite, num esforço de guerra, quando as pessoas estão a lutar pela sobrevivência, logotipos chiques, campanhas de publicidade e retórica de marketing não são propriamente necessidades de primeira linha. Neste contexto, um arquiteto ou um padeiro, por exemplo, seriam mais importantes, na medida em que, segundo Semelak, produzem valor efetivo para as pessoas que os rodeiam.

segunda-feira, 09 março 2020 11:05

Já começou a pensar na identidade sonora da sua marca?

Montserrat Herrera, Marketing & Communications Director Portugal da Mastercard

O incremento dos comandos por voz está a mudar o nosso dia a dia nas compras e no momento de pagar. As inovações no campo do áudio estão a evoluir rapidamente e os exemplos estão aí. Há alguns anos, poucas pessoas ligavam aos podcasts. Agora, 14% dos utilizadores do Spotify ouvem regularmente um dos 500 mil podcasts que a plataforma de streaming disponibiliza.

terça-feira, 03 março 2020 12:10

Sabe quem está a torcer pela sua empresa?

Jayme Kopke, diretor-geral da Hamlet

Não gostar de futebol tem algumas desvantagens. Fico de fora de muitas conversas, e, às vezes, nem faço ideia do que estão a falar à minha volta. 

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