Opinião
Em tempos de crise quem tem marca pessoal é rei
“Com a diferenciação e o foco já definidos torna-se mais evidente o caminho que é necessário percorrer para ultrapassar o momento: seja o de assegurar o posto de trabalho, pois revelamo-nos "insubstituíveis"; seja o de procurar um novo emprego, pois revelamo-nos pessoas assertivas e com uma imagem forte; seja o de líderes de opinião, pois mantemos as expetativas que os outros construíram a nosso respeito.
iPhone: Não é uma revolução, mas é uma estratégia inteligente
"Não será uma fantástica 'revolução' como o Steve Jobs nos habituou a assistir, lançamento após lançamento, mas é uma movimentação estratégica inteligente". É assim que o fundador e partner da Step Value, Paulo Silva, comenta, para o Briefing, a estratégia da Apple de lançamento de um iPhone low cost.
Humanização precisa-se!
"Ninguém se quer sentir um alvo (mesmo que o seja) e sentir que há um elemento estranho a forçar um sentimento ou uma necessidade inexistente", afirma a responsável pelo marketing da N Seguros, Sílvia Ramiro, num artigo de opinião em que defende a necessidade de as marcas socializarem com os consumidores, isto é, de se tornarem friendly.
O senhor João e a rádio
"O sr. João, que tinha o hábito enraizado de ouvir rádio, nunca pensou como seria o seu mundo sem a rádio". Até que, um dia, os filhos lhe ofereceram um tablet. Este é o ponto de partida do artigo de opinião que a investigadora Paula Cordeiro escreve para o Briefing.
Como fazer um viral (à moda russa)
"Fazer um 'viral' tornou-se o sonho dos marketeers. Gastar uns tostões, ser visto por milhões. Quem não quer?". O problema é que não é evidente. Mas o diretor-geral da Hamlet, Jayme Kopke, encontrou a "receita" num clássico russo e desvenda-a num artigo para o Briefing.
The story of a hidden activist with George Soros lurking
The controversial speculator and philanthropist George Soros is the hidden figure in an article published by Forbes on businesswoman Isabel dos Santos, writes Luís Paixão Martins in a text in which he accuses the American magazine of having presented a political activist as a journalist.
A história de um ativista escondido com George Soros de fora
O controverso George Soros, especulador e filantropo, é a personagem escondida no artigo publicado pela Forbes sobre a empresária Isabel dos Santos, escreve Luís Paixão Martins num texto em que acusa a revista norte-americana de ter apresentado como "jornalista" um ativista político.
Green Branding e Cidadania Corporativa
"O que vem a seguir para as marcas em termos ambientais? Como podem as marcas envolver os consumidores e criar soluções que impulsionem os resultados das empresas?". São questões a que Pedro Veloso, managing director da Interbrand Portugal & Central Africa, responde, num artigo de opinião para o Briefing.
Chicoco. Ou o poder da rádio
Há umas semanas escrevi sobre o poder das pessoas. A forma como passaram a fazer parte do que se passa na comunicação social, transformando-se, em alguns casos e por virtude da tecnologia, numa nova versão da própria comunicação social.
Só os duros penetram
"O consumidor tem um poder enorme. Claro que tem. Fala cada vez mais, partilha cada vez mais, decide cada vez mais. Mas isto não quer dizer que a marca deixe de governar a sua vida", defende o brand voice da Brandia Central, José Cerqueira, num artigo de opinião para o Briefing.