Opinião
Trade marketing: quando a prática não é acompanhada pela reflexão
O trade marketing é "uma disciplina em que a prática ainda não é suficientemente acompanhada pela reflexão". A opinião é do diretor-geral da Hamlert, Jayme Kopke, num artigo para o Briefing suscitado pela segunda edição do crash couse que vai ministrar para a Academia APAN.
Redes Sociais e campanhas eleitorais
Vamos ser sinceros: não é com o Facebook que se ganham eleições. Quer seja para uma coletividade, para uma autarquia ou para a Presidência da República - escreve Hugo Melo Gomes no Jornal de Negócios. Aqui está uma frase com a qual até posso concordar, em parte. Imaginem agora a frase "ao contrário" e faço a pergunta: será que com o facebook (e outras redes sociais) se podem perder eleições? Vamos por partes.
De um mundo mainstream para uma cauda longa de nichos
"Neste novo mundo de infinitas escolhas e nichos, o marketing tornou-se uma atividade mais complexa mas também com maior potencial, tornando-se essencial explorar áreas como o Big Data, o Business CRM ou o Search Engine Marketing, que permitem como nunca antes customizar a oferta", afirma o diretor de Marketing do Best Bank, Bruno Monteiro, num artigo para o Briefing sobre como a internet mudou o marketing.
Será que me podem enviar uma amostra?
"Será que os Blogs comerciais e pop-up são relevantes para envolver verdadeiramente o público-alvo da marca? Não. Os resultados produzidos por diversas acções implementadas ao nível de Social Media dizem que não".
Web Experience: a história que os consumidores querem ver contada pelas marcas
"As marcas que, através de uma solução web experience, facultarem aos consumidores em diversos canais experiências e histórias mediante os seus interesses e necessidades conseguem criar uma ligação mais forte e fidelizá-los.
Online Marketing: os primeiros passos
"Perante o lançamento de um website ou App, os fundadores de qualquer empresa de internet encontram-se face ao desafio de tornar o seu produto conhecido e, consequentemente, gerar visitantes. O Marketing tem um papel importante desde o início". Robert M. Maier, fundador e diretor da Visual Meta e da ShopAlike.pt, considera que existem cinco passos fundamentais a dar no Online Marketing.
Audiências: O que (não) valem as críticas
"Basta ler os comentários de vários analistas e as entrevistas dos diversos intervenientes no mercado para se perceber como também andam no ar dúvidas quanto à validade dos valores oficiais conhecidos".
Reconstruir a reputação nacional para regressar aos mercados
"Se queremos, de facto, regressar aos mercados, conforme o memorando da troika prevê, o governo pretende e a Europa espera, impõe-se celeridade na reconstrução da boa reputação de Portugal".
"Há que comunicar para mobilizar o País"
"Há que comunicar para mobilizar o País. Comunicar para melhorar a relação das empresas com os seus vários stakeholders".
Marketeers devem concentrar-se menos na quantidade e mais na qualidade
"É sem surpresa que vemos as poucas marcas que permaneceram fiéis ao seu DNA de marketing estarem hoje entre as que têm os melhores desempenhos em termos de retorno de investimento, enquanto gradualmente se adaptam aos novos canais e novos meios".