Opinião
Store Sweet Store ou a arte de bem receber os consumidores
“As lojas, mais do que dever, têm de saber receber os consumidores”. Este é o ponto de partida de um artigo de opinião da diretora de Marketing da Itautec Portugal, Ana Oliveira, sobre o conceito de store sweet store, que, em seu entender, “é a definição ideal daquilo que se pretende, cada vez mais, oferecer ao consumidor no ponto de venda, através da personalização e utilização das novas tecnologias”.
Posso ser mulher-a-dias de Pedro Bidarra?
Em artigo de opinião a diretora de marketing da CP escreve sobre a polémica do concurso que a empresa abriu para contratar uma agência de publicidade e afirma que Pedro Bidarra, que escreveu um artigo sobre o assunto, “não leu o caderno de encargos todo (que admito ser longo) e fez as contas. Depois fez o que ele sabe fazer melhor: criatividade”.
Redes sociais: "Ignorar o Google+ poderá revelar-se um erro"
Hoje em dia fala-se quase exclusivamente do Facebook na gestão de redes sociais. Como marketeer ignorar o Google+ e outras redes sociais poderá revelar-se um erro estratégico a médio/longo prazo. A opinão é de João Correia, web analytics strategist da Blast Analytics & Marketing.
Lance Armstrong e a dissonância cognitiva
Parece ser uma opinião generalizada e até já um facto estabelecido: se tinha intenções de ser “uma operação de relações públicas”, com o subentendido objectivo de sucesso, a entrevista de Lance Armstrong a Oprah Winfrey acabou por se tornar um pesadelo.
Lance não se salvou e afundou o ciclismo
“Para lá da operação de PR falhada, Lance tentou salvar a sua pele, mas esqueceu o ciclismo. O seu desporto está definitivamente manchado e humilhado”. É esta a leitura que o diretor-geral da Special One faz, num artigo para o Briefing, sobre a entrevista de Lance Armstrong ao programa de Oprah.
2013: o ano da conetividade, convergência, mobile, cloud e realtime data
Conetividade, convergência, mobile, cloud e realtime data são as tendências que vão surgir ou consolidar-se em 2013 e assim influenciar o negócio e a visão das empresas. Foram identificadas pela IBT e são o tema de um artigo de opinião de Luís Rasquilha, CMO da empresa e CEO da AYR Consulting Worlwide.
Capitalizar as marcas na crise
“O que nos parece razoável é que, num período de menor procura, haja uma preocupação de capitalizar nos ativos atuais e centrais da marca e ponderar bem investimentos cujo retorno virá mais tarde. Por vezes uma marca mais forte pode ser uma boa alavanca promocional para outras.
Redes sociais: Marca bem aconselhada, diz ceo da Live Content
“É só ir à página para ver com os próprios olhos como ficou demonstrado o valor da marca, o valor de criar uma comunidade forte, com uma estratégia definida, com uma voz própria, unida por conteúdo relevante e por amor à marca”. A afirmação é do ceo da Live Content, Domingos Folque Guimarães, num artigo de opinião sobre a gestão da crise da Sumol nas redes sociais.
Redes sociais: marcas mal aconselhadas, diz ceo da Excentric
“Embora a situação da Samsung e da Sumol resultem no mesmo desfecho - um problema de imagem de marca - estes são bem distintos e, consequentemente, pediam resoluções diferentes”, afirma ao Briefing Miguel Figueiredo, ceo da Excentric, agência de marketing digital com experiência na gestão de redes sociais.
"Se erraram, pedem desculpas"
Quando surge uma crise na comunicação com os consumidores, as marcas não podem esconder-se: se errarem, devem pedir desculpas. Esta é a opinião do presidente da Ivity brand corp, Carlos Coelho, transmitida ao Briefing na sequência das recentes crises nas redes sociais em Portugal.