Opinião

quarta-feira, 03 julho 2013 11:29

O poder da música é também o poder da rádio

Paula Cordeiro

O poder da música é também o poder da rádio

Sharing killed the radio star, ou a ideia de que é, para mim, triste pensar que já não preciso da rádio para ouvir música, e ficar feliz por perceber que há uma certa ironia nesta afirmação...

sexta-feira, 28 junho 2013 10:20

A medição de audiências na era do caos

Maria Eugénia Retorta

A medição de audiências na era do caos

Maria Eugénia Retorta, que representou a ESOMAR em Portugal e foi consultora da AACS (Alta Autoridade para a Comunicação Social), escreve um artigo sobre o que há de novo na medição de audiências.

segunda-feira, 17 junho 2013 10:53

O adeus ao Tio João

Paula Cordeiro

O adeus ao Tio João

Na última crónica, que foi simultaneamente a primeira que publiquei no Briefing, debrucei-me sobre o regresso da palavra à rádio. No dia seguinte ao da sua publicação, a notícia, com eco em diversos meios de comunicação, do acordo de retransmissão de conteúdos entre a M80 e a rádio local RBA, bem como o fim do programa Bom Dia Tio João, reflexo do Portugal real, da interioridade e distância de algumas zonas do nosso país aos centros de decisão, chamou à atenção para um outro país, com uma outra rádio, e outros modos de vida que não se coadunam com o formato da M80.

quinta-feira, 06 junho 2013 12:33

O entranho

José Cerqueira, brand voice da Brandia Central

 O entranho

"No universo das marcas, o nome é provavelmente o terreno mais permeável à estranheza. Se o nome for "normalzinho", é fraco. Se for estranho, é estranho". Este é o ponto de partida de um artigo de opinião de José Cerqueira, brand voice da Brandia Central, que hoje publicamos e que termina com um repto: "Se virem uma marca normalzinha na rua, não lhe aceitem nada".

terça-feira, 04 junho 2013 13:15

A palavra de volta à rádio

Paula Cordeiro

A palavra de volta à rádio

Não se pensa muitas vezes sobre o tema, ou, quando pensamos, não descortinamos de imediato a razão pela qual, durante os últimos anos, a palavra esteve arredada da rádio.

segunda-feira, 03 junho 2013 17:17

Trade marketing: quando a prática não é acompanhada pela reflexão

Jayme Kopke, diretor-geral da Hamlet

Trade marketing: quando a prática não é acompanhada pela reflexão

O trade marketing é "uma disciplina em que a prática ainda não é suficientemente acompanhada pela reflexão". A opinião é do diretor-geral da Hamlert, Jayme Kopke, num artigo para o Briefing suscitado pela segunda edição do crash couse que vai ministrar para a Academia APAN.

quarta-feira, 29 maio 2013 11:22

Redes Sociais e campanhas eleitorais

Fernando Moreira de Sá, consultor de comunicação

fernando sa c5c94

Vamos ser sinceros: não é com o Facebook que se ganham eleições. Quer seja para uma coletividade, para uma autarquia ou para a Presidência da República - escreve Hugo Melo Gomes no Jornal de Negócios. Aqui está uma frase com a qual até posso concordar, em parte. Imaginem agora a frase "ao contrário" e faço a pergunta: será que com o facebook (e outras redes sociais) se podem perder eleições? Vamos por partes.

terça-feira, 28 maio 2013 12:53

De um mundo mainstream para uma cauda longa de nichos

Bruno Monteiro, diretor de Marketing do Banco Best

 De um mundo mainstream para uma cauda longa de nichos

"Neste novo mundo de infinitas escolhas e nichos, o marketing tornou-se uma atividade mais complexa mas também com maior potencial, tornando-se essencial explorar áreas como o Big Data, o Business CRM ou o Search Engine Marketing, que permitem como nunca antes customizar a oferta", afirma o diretor de Marketing do Best Bank, Bruno Monteiro, num artigo para o Briefing sobre como a internet mudou o marketing.

terça-feira, 21 maio 2013 13:06

Será que me podem enviar uma amostra?

Nuno Costa, social media director da View Isobar

Será que me podem enviar uma amostra?

"Será que os Blogs comerciais e pop-up são relevantes para envolver verdadeiramente o público-alvo da marca? Não. Os resultados produzidos por diversas acções implementadas ao nível de Social Media dizem que não".

terça-feira, 14 maio 2013 12:50

Web Experience: a história que os consumidores querem ver contada pelas marcas

Susana Gonçalves, diretora de Marketing da Gfi Portugal

Web Experience: a história que os consumidores querem ver contada pelas marcas

"As marcas que, através de uma solução web experience, facultarem aos consumidores em diversos canais experiências e histórias mediante os seus interesses e necessidades conseguem criar uma ligação mais forte e fidelizá-los.

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