Opinião
São Paulo – Lisboa: a crónica de Erick Rosa
Em janeiro último, Erick Rosa regressou ao seu Brasil. Depois de muitos anos em Portugal, que culminaram na direção criativa da Leo Burnett Lisboa, fez de São Paulo a sua nova casa. É essa mudança que inspira a crónica para o Briefing.
Consumidores do princípio ao fim
A perspectiva de encarar o Homem como um ser social não é recente, é uma ideia antiga, defendida por filósofos como Aristóteles e Platão, que afirmavam que o Homem é um animal social e que a união entre Homens é algo natural. A necessidade de estar com outros aparece também identificada na pirâmide das necessidades de Maslow, no 3º nível de necessidades, em que esta carência se traduz nas relações familiares, de amizade e intimidade sexual.
Marca Rio 2016: Gostosa demais! (com vídeo)
O Brasil é um país grande em tudo. E não é só na economia pujante e emergente. É um país de grandes desafios e de grandes publicitários também, porque não reconhecê-lo. Prova disso são a organização dos Jogos Olímpicos de 2016 e o novo logótipo “Rio 2016”, imagem que simboliza o maior evento desportivo da história do Brasil.
Marcas portuguesas que fazem parte da nossa vida VIII - Viva a marca
Se por um lado a internet e as compras à distância imperam cada vez mais junto do público, por outro assistimos actualmente a uma necessidade crescente de experimentar in loco, ao vivo e a cores os produtos e as marcas que pretendemos comprar.
Outlook Briefing: Desafios e exigências
A secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), Manuela Botelho, responde à pergunta do Briefing “Que expectativas é que tem para o segundo semestre de 2012?” e conclui que os próximos meses serão de grande exigência e resiliência, tempo de contenção mas também continuar a investir na comunicação da marca.
Orientação para o mercado... quando a intuição não é suficiente!
O Market Intelligence não é uma simples metodologia ou mais uma ferramenta, é uma forma de trabalhar, uma filosofia que permite às empresas estar realmente orientadas para o cliente. Assim o entendem Carla Ribeiro, Leonor Evangelista e Maria João Loureiro, Market Researcher & Partners na Amint Portugal, em artigo de opinião para o Briefing.
Outlook Briefing: Prognóstico difícil
A diretora-geral da agência de meios Executive Media, Paula Martins, responde à pergunta do Briefing “Que expectativas é que tem para o segundo semestre de 2012?” para concluir que há mais incertezas do que certezas, porque são muitas as variáveis em jogo.
Outlook Briefing: Arriscar e perder a vergonha
O administrador do Público Pedro Nunes Pedro responde à pergunta do Briefing “Que expectativas é que tem para o segundo semestre de 2012?”. E na sua opinião as marcas têm nas mãos a oportunidade de um segundo semestre diferente se perceberem que tempos excecionais requerem comportamentos excecionais.
Outlook Briefing: Adaptação e oportunidade
O ceo da agência Happy Brands, Mário Rui Silva, responde à pergunta do Briefing: “Que expectativas é que tem para o segundo semestre de 2012?”
A relevância do artigo em mãos
“A relevância do artigo em mãos irá variar consoante quem o pegue, pelo que se pode concluir ser uma questão de crença”. A opinião é do publicitário Rodrigo Leitão, autor de “Grandes expectativas: o efeito placebo das marcas”, num artigo de opinião elaborado para o Briefing e a que deu o título de “A relevância do artigo em mãos”.