Opinião

quarta-feira, 17 março 2021 10:08

A Internet está a matar (lentamente?) a televisão tradicional

João Pico, CEO da Comprimido

Hoje, o consumidor vê conteúdo vídeo onde, quando e como quiser. No entanto, esta conveniência tornou o ecossistema de consumo audiovisual mais complexo do que parece. Para percebermos a evolução do share televisivo em Portugal: em 2002: RTP1 21%, SIC 31%, TVI 31%, Cabo/Outros 10%; em 2019: RTP1 12%, SIC 19%, TVI 15%, Cabo/Outros 49% *.

segunda-feira, 15 março 2021 12:51

Let Internet entertain you

António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da Worten

Em 2015, Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix, defendeu que não teríamos de esperar muito até toda a televisão estar online. Pelas suas contas, tal aconteceria (acontecerá!) no período de 10-20 anos. Em causa estavam os incontestáveis avanços digitais, que estavam já a ditar uma revolução sem precedentes no mundo da televisão e dos conteúdos.

segunda-feira, 08 março 2021 13:26

Está preparado para as novas exigências do mercado?

Carla Fonseca, diretora de Marketing da BI4ALL

Os últimos tempos foram desafiantes para todos. Os negócios no geral, independentemente do setor de atividade, sentiram o impacto de uma crise que se instalou a nível mundial.

segunda-feira, 01 março 2021 12:13

O consumidor de hoje: online vs offline

Catarina Cruz, especialista em Marketing Digital

As compras online há muito que são uma ferramenta essencial, mas será que isso invalida o gosto e a prática de compra em lojas físicas?

segunda-feira, 22 fevereiro 2021 10:28

Sim, agora! ... e para todo o sempre?

João Filipe Torneiro, gestor de negócios e conferencista

Começamos a perceber a fidelização nas atitudes e nos comportamentos que um cliente adota quando prefere uma marca face às alternativas, pelos atributos explícitos ou implicítos, como a satisfação proporcionada pelo produto ou serviço, a experiência de compra, a sua conveniência ou performance, ou, simplesmente, pela proximidade e identificação com os valores da marca preferida.

quarta-feira, 17 fevereiro 2021 10:26

As tendências de 2021 para as marcas no Facebook e Instagram

Pepa Rojo, Creative Strategist do Facebook em Portugal e Espanha

A aceleração digital impulsionada pela pandemia está a ter um resultado inesperado: as marcas estão ainda mais inovadoras nas redes sociais. No Creative Shop - o espaço do Facebook dedicado à criatividade para as marcas - trabalhamos em parceria com empresas e agências para identificar padrões e tendências que esperamos que sejam uma ajuda à indústria criativa da publicidade.

terça-feira, 16 fevereiro 2021 10:24

E no Natal… nada de novo!

Ana Paula Cruz, docente do IPAM, especialista em Comunicação e Branding

 Analisámos as atividades de comunicação das marcas nesta quadra, mas não sentimos o efeito wow! A esperança que tínhamos, as oportunidades que poderiam ter sido aproveitadas mostram-nos que 2020 continuou a comportar-se como 2020, mesmo no Natal.

terça-feira, 09 fevereiro 2021 11:03

Os novos horizontes do Marketing Digital

António Alegre, CEO da Páginas Amarelas

Independentemente do setor, do serviço ou do produto, o Marketing Digital está presente e é hoje parte integrante de todos os negócios. Até há alguns anos, criar uma página comercial no Facebook era suficiente para a maior parte das empresas reforçarem mensagens junto dos seus territórios, mas as plataformas sociais desmultiplicaram-se e as marcas perceberam que vários perfis significavam mais pontos de contacto e de reconhecimento.

quinta-feira, 04 fevereiro 2021 09:52

Criatividade no comando

Marlene Gaspar, diretora da área de Consumer Engagement e Digital na LLYC Lisboa

Muito se tem falado em criatividade e nas diferentes formas de se ser criativo. Embora o ser humano seja, por Natureza, um ser biopsicossocial, como dizia Piaget, com capacidade para se moldar aos desafios do dia-a-dia e de gerar inúmeras interpretações para a resolução de problemas, a criatividade nem sempre foi percecionada da mesma forma por diferentes grupos de pessoas ou profissões.

terça-feira, 02 fevereiro 2021 10:20

Onde está o coração das Marcas?

Mariana Blanc, Communication Strategy & Business Transformation

Pensemos no esforço e investimento que as marcas fazem para serem a escolha nº 1 do consumidor. Agora, pensemos no investimento feito na atração e retenção do melhor talento. Claramente, existe um desequilíbrio nesse esforço e, enquanto o foco das marcas estiver mais no exterior do que no interior, estarão a perder oportunidades únicas para construir uma relação para toda a vida com aqueles que põem em prática o propósito de qualquer marca e os seus principais embaixadores - os colaboradores.

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