Opinião

quarta-feira, 22 abril 2020 11:35

Marcas em Tempo de Guerra – #6 Em nome da Cultura

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

Famoso pelas suas intuições, Albert Einstein terá afirmado, numa entrevista em 1929, que acreditava que a imaginação era uma aptidão mais importante do que o próprio conhecimento. Inabalável na convicção, foi peremptório: “o conhecimento é limitado, a imaginação abrange o mundo”. Lamentavelmente, em circunstâncias extremas, a Cultura — o maior accionista da imaginação — é um dos primeiros sacrificados. Importa, talvez, descobrir a que custos. Para as marcas, em particular. E, claro, para todos nós.

terça-feira, 21 abril 2020 08:57

Haverá novas escolhas do consumidor no pós-Covid-19?

José Borralho, CEO da ConsumerChoice

A cada crise está inerente uma mudança comportamental, dos consumidores e das marcas, por vezes de curto prazo, outras a longo prazo. Sempre assim foi ao longo da história e sempre será. Com essas mudanças passam a existir “novos normais”, novas exigências e necessidades e todos, consumidores ou marcas, teremos de nos adaptar.

segunda-feira, 20 abril 2020 09:39

Coronavírus: ameaça, oportunidade ou ambos?

Alexandre Duarte, professor da Universidade Católica

Popularizado no mundo ocidental, após um discurso de John F. Kennedy, em 1959, a referência ao facto de o símbolo chinês que significa crise ser composto por 2 carateres que representam, respetivamente, risco e oportunidade, tem vindo a ganhar adeptos no mundo inteiro e a ser usado, amiúde, nas mais diversas situações. Esta, é mais uma delas.

quarta-feira, 15 abril 2020 12:08

Marcas em Tempo de Guerra – #5 Oportunidade digital

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

Em casa dos meus pais havia uma televisão algo peculiar, vermelha por fora e com imagem a preto e branco. O aparelho em si, tanto quanto me recordo, não era particularmente interessante, mas a história que me contaram sobre ele, sim.

segunda-feira, 13 abril 2020 09:46

O açambarcamento do digital

Diogo Pinheiro, managing partner da Legendary People + Ideias

Covid-19, quarentena, isolamento social. Novos conceitos que nos trouxeram muitas novidades, mas também destaparam algumas verdades que íamos encobrindo para tentar não ver com atenção – sobre nós próprios, as nossas casas e, sobretudo, sobre o marketing digital.

quarta-feira, 08 abril 2020 11:57

Marcas em Tempo de Guerra - #4 Pontes quebradas

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

Como ficou para a História, a I Guerra Mundial foi o estímulo que lançou, em definitivo, a nossa indústria das conservas de peixe. A comida enlatada surgia, então, como uma solução especialmente adequada às necessidades da guerra, e, assim, o sector explodiu. Mas circunstâncias adversas são também, como sabemos, tentações ao oportunismo —uma inevitabilidade à qual muitos empresários da nova indústria conserveira não foram imunes. O resultado? Milhares de latas cheias com serradura, talos de couve e cabeças de peixe foram enviadas para alimentar batalhões de soldados, impotentes, na frente do combate.

segunda-feira, 06 abril 2020 10:09

Como a pandemia tem influência no e-commerce: O novo pilar da economia

Diogo Cruz, formador FLAG, coordenador de Comunicação e Marketing Digital no ActivoBank

Vivemos, nos dias de hoje, um período complicado e complexo. Um período que obrigou à maioria da população mundial a resguardar-se, evitar contacto físico e a trabalhar, sempre que possível, em regime remote.

quarta-feira, 01 abril 2020 12:11

Marcas em Tempo de Guerra – #3 Orgulho e preconceito

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

“Enquanto os outros choram, venda lenços”, diz o adágio. Com a sabedoria que reconhecemos ao povo, o conselho é claro: há sempre oportunidades para agarrar, mesmo quando a situação está longe do ideal. No abstracto, é um bom estímulo empreendedor. Mas e quando o chorar não for apenas uma metáfora e sim uma dura realidade... o que fazer, então, aos lenços?

segunda-feira, 30 março 2020 10:42

Marcas: tanto para comunicar sem sair de casa

Davide Silva, diretor de Marketing da Sendit

É o tema do momento e, com todas as implicações que tem, continuará a sê-lo por muito tempo. Com uma grande parte do mundo a lutar contra a propagação da Covid19 a partir de casa, são inevitáveis as alterações que este momento vai ter no comportamento do consumidor e, consequentemente, das marcas, que terão de mudar as suas estratégias de comunicação, marketing e publicidade.

quarta-feira, 25 março 2020 11:23

Marcas em Tempo de Guerra – #2 Um regresso às origens

João Campos, diretor criativo do Estúdio João Campos

Em Setembro de 2017, com a iminência da chegada do furacão Irma à costa da Florida, a Tesla permitiu que todos os seus carros utilizassem a capacidade total das baterias neles instaladas. Para tal, anulou, à distância, os limites habitualmente colocados aos veículos, em função do plano adquirido por cada cliente. Com este gesto sublime, o fabricante de automóveis possibilitou que, no pico da evacuação, os seus condutores percorressem, em média, uns preciosos 50 km extra, mesmo sem terem pago para tal (ou sequer o solicitado).

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