Opinião
Be Smart. Do Smarketing
São ambas docentes na Universidade Católica Portuguesa e trabalham também em consultoria de marketing: Inês Teixeira-Botelho na Weedoo e Patrícia Dias na Why Research. Escreveram em conjunto um livro em que abordam os princípios essenciais para uma estratégia de smarketing bem-sucedida.
Vencer num mundo V.U.C.A
Num contexto em que assistimos a um consumidor mais digital, que, durante o confinamento, viu as suas opções de entretenimento reduzidas e experienciou nos seus hábitos de compra um “channel shifting” para o e-commerce, numa nova dinâmica de consumo, surgem também comportamentos de superior humanização, com o próximo, seja colega, vizinho ou desconhecido.
A Quinta Revolução Industrial chegou e trouxe consigo a social-centricity
A resposta a uma crise pandémica global exige que as marcas reavaliem o investimento nas plataformas digitais. Porém, antes de gizarmos o plano que nos trará a tão desejada conversão, urge ter em consideração que o momento que atravessamos peca pela inexistência de um fator fulcral: a informação. Embora não haja dúvidas de que este é um momento extraordinário, a verdade é que, para já, ainda detemos análises e projeções enviesadas no que ao comportamento do consumidor concerne, pelo que temos e devemos agir com cautela.
O que é um produto Green?
O confronto com esta reflexão é interessante pois irá desviar-vos rapidamente do que, convencionalmente, é tido em conta quando se fala do que é verdadeiramente um produto green, ou seja, amigo do meio ambiente.
Tendências pós-Covid no imobiliário e marcas de luxo
Há quem pense que, sobre o Coronavírus já pouco ou nada haverá por dizer. Eu sou dos raros que pensa que há muito por dizer, há muito por pensar, há muito a planear e, sobretudo, há muito por fazer. Na verdade, está tudo por fazer. Afinal, ninguém sabe se e quando a pandemia se finará, mas uma coisa deveremos ter bem assente: nada voltará a ser como dantes. Há uma nova realidade a emergir que vem transformar todos os setores de atividade e também o segmento de luxo, seja ele moda ou imobiliário.
Mais e melhor informação rumo a um futuro sem fumo
Comunicação e Tabaco são dois substantivos que não andam livremente de mãos dadas. O setor do Tabaco, altamente regulado, tem um contexto de comunicação muito restrito, tradicionalmente limitado ao interior do ponto de venda.
O crescimento sustentável
Será puro azar que “Ecologia” e “Economia” possuam o mesmo prefixo? Logo “ECO” que, em Grego (OIKOS), significa casa? Obviamente que não!
O Marketing B2B é mais do que parece: quatro variáveis-chave para o sucesso
O marketing business to business é um desafio que, tradicionalmente, tem menos destaque entre as discussões dos profissionais da área. Por um lado, as campanhas destinadas ao consumidor final estão envolvidas numa maior espetacularidade do que os negócios entre empresas.
Marcas em Tempo de Guerra – Rumo a um capítulo menos assombrado
A realização de que o potencial humano-positivo das marcas tende a ser subaproveitado assombra-me muito particularmente. E não é assombração pequena. A dada altura, qual catarse pessoal, comecei a recolher histórias capazes de o demonstrar inequivocamente. Do exercício, emergiu um padrão claro, ainda que talvez pouco surpreendente: uma parte significativa da improvisada colecção desenrolava-se perante cenários extremos. Guerras, crises económicas, desastres naturais e por aí adiante. Faltava-me, ainda, uma pandemia global. E, confesso, não fiquei desiludido.
Digital platforms looking for spoken works for a serious relationship
No mundo digital em que vivemos tudo ocorre a uma velocidade estonteante. É-nos exigida uma adaptação constante a novas soluções que obrigam a múltiplas interacções com diversos sistemas que invadem o nosso quotidiano pessoal e profissional. As actividades tendem a ser desenvolvidas em modo “resposta”, denunciando a enorme dificuldade de nos mantermos proactivos, focados e conscientes das nossas opções quanto à gestão do tempo ou à obtenção de resultados.