Opinião

segunda-feira, 25 março 2019 11:23

O que as indústrias criativas podem aprender com Conan Osíris

Frederico Roquette, partner e creative director da 9

Conan Osíris, goste-se ou não, é um fenómeno singular que deve ser observado e sobre o qual podemos tirar valiosas lições para a nossa indústria. Lições que muitas vezes já aprendemos mas que tendencialmente vamos esquecendo.

terça-feira, 12 março 2019 10:54

Desafios, tendências e oportunidades do marketing digital

Sandra Turchi, fundadora da Digitalents

Atuo ligada ao mercado digital há cerca de 20 anos como executiva, consultora em desenvolvimento de projetos, professora e palestrante em temas relacionados a estratégias digitais, marketing, comércio eletrónico e transformação digital. Fui responsável pela implantação de uma das primeiras operações de comércio eletrónico do Brasil. São duas décadas acompanhando de perto transformações profundas: desde a ampliação do poder de barganha dos consumidores, às mudanças na relação cliente-empresa, passando pelo crescimento da participação das pessoas via canais interativos, apenas para citar três exemplos.

segunda-feira, 25 fevereiro 2019 11:51

O que o Fyre Festival nos ensinou sobre marketing de influência

Sandra Alvarez, managing director da PHD Portugal

O festival que nunca aconteceu. Foi assim que o Fyre Festival ficou conhecido, depois do enorme sucesso de promoção obtido através dos influenciadores digitais e do grande fiasco ao nível da organização. Há inúmeras lições a retirar desta situação, mas as que destaco estão relacionadas com o marketing de influência.

quinta-feira, 14 fevereiro 2019 11:22

Surfar a tendência da alimentação saudável

Joana Vinagre, senior brand manager de A Vaca que Ri

Hoje em dia há uma preocupação crescente com a saúde e com a prática de estilos de vida saudável, aliados a uma escolha, cada vez mais consciente, dos alimentos a ingerir. A procura por super alimentos, ou alimentos sem glúten, bio, sem corantes nem conservantes, tem crescido muito e, às marcas, cabe-lhes a responsabilidade de “surfar” essas tendências trazendo inovação relevante e sustentável para o mercado. 

segunda-feira, 11 fevereiro 2019 10:35

CMTO: O cargo que une o marketing e a tecnologia para alcançar melhores resultados

Ana Barros, diretora executiva da OUTMarketing

O marketing é um dos pilares das organizações que maior impacto teve com a economia digital, pois exigiu novas dinâmicas, novos processos e a redefinição dos papeis dentro desta área. Tornou-se estratégico, de tal forma que, hoje, auxilia nas tomadas de decisão. Desde o planeamento da marca no mercado e como quer chegar às suas personas, até à forma de executar as vendas com base em informação retirada do digital, o marketing exigiu que novas funções surgissem e exemplo disso é o CMTO. 

segunda-feira, 04 fevereiro 2019 10:28

Neste curso ninguém aprende a escrever.

Sílvia Ribeiro Alves, formadora do curso de “Copywriting” da Academia APAN

Escrever, todos sabemos escrever. Sem isso, não teríamos sido aprovados sequer no primeiro ano da escola primária, e muito dificilmente estaríamos agora a ter sequer interesse em ler este artigo.

segunda-feira, 28 janeiro 2019 09:38

3D – Data Driven Decisions

Nuno Nogueira, VP Marketing & Comunicação da Rebis Consulting

No atual limiar da nossa existência humana, em que circunstâncias mantemos o domínio completo da nossa tomada de decisão, livre, autónoma e independente? Ou, na verdade, nunca o foi, enquanto tal, verdadeiramente? Até que ponto, a aplicabilidade trendy and sexy, da expressão ‘Data Driven Decisions’ é, unicamente, uma evolução, no plano digital, de uma realidade já existente, ainda que analógica ou verdadeiramente humana?

segunda-feira, 21 janeiro 2019 09:41

Qual é o seu bem mais precioso?

Jorge Rebelo, community manager da UTRUST

A comunidade que se gera à volta de uma empresa/marca é, talvez, dos seus bens mais preciosos. Fala-se não só dos clientes, mas também dos colaboradores, dos que gostam da marca e pensam um dia ser cliente, dos que já são “veteranos”, mas também daqueles que acabam de se cruzar com a empresa. 

terça-feira, 15 janeiro 2019 09:59

Que 2019 traga o fim do 16:9

Frederico Roberto, EMEA Senior Creative Director da OLIVER Agency
  1. Quase a mudar de década. As redes sociais já cá andam há mais de uma. E, ainda assim, 99% dos conteúdos que vejo no Instagram e Facebook das marcas – e agências – portuguesas é em 16:9. Mas que raio?
segunda-feira, 17 dezembro 2018 11:46

Será a sustentabilidade o novo motor do crescimento empresarial?

Joan Escoté, responsável de Responsabilidade Social Corporativa da Epson Ibérica

Muito se tem falado de sustentabilidade, e de forma cada vez mais constante, não apenas no mundo empresarial, mas também do lado dos consumidores, dos governos e das organizações internacionais. Por um lado, o número de seres humanos a habitar o planeta continua a aumentar, o que traz preocupações ao nível do consumo de recursos naturais.

Pág. 10 de 54

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing