Opinião

segunda-feira, 09 março 2020 11:05

Já começou a pensar na identidade sonora da sua marca?

Montserrat Herrera, Marketing & Communications Director Portugal da Mastercard

O incremento dos comandos por voz está a mudar o nosso dia a dia nas compras e no momento de pagar. As inovações no campo do áudio estão a evoluir rapidamente e os exemplos estão aí. Há alguns anos, poucas pessoas ligavam aos podcasts. Agora, 14% dos utilizadores do Spotify ouvem regularmente um dos 500 mil podcasts que a plataforma de streaming disponibiliza.

terça-feira, 03 março 2020 12:10

Sabe quem está a torcer pela sua empresa?

Jayme Kopke, diretor-geral da Hamlet

Não gostar de futebol tem algumas desvantagens. Fico de fora de muitas conversas, e, às vezes, nem faço ideia do que estão a falar à minha volta. 

segunda-feira, 03 fevereiro 2020 10:14

Razões pelas quais a felicidade importa numa empresa

Mário Ceitil, presidente da APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas

Apesar da controvérsia sobre a felicidade organizacional, o tema é hoje incontornável, havendo um número crescente de organizações empenhadas em desenvolver programas que a fomentam, reforçando a sua legitimidade através da criação de uma nova figura estrutural, designada por CHO, “Chief Happiness Officer”.

segunda-feira, 27 janeiro 2020 11:17

Bem-vindo, 2020. What’s next?

Miguel Mendes, diretor de Cliente, Produto e Transformação do Banco Santander Consumer Portugal

Finalmente em 2020. Regressamos com energias revigoradas, depois de um final de ano cheio de sextas-feiras que, afinal, não passaram da generalização da famigerada Black Friday. Foram 2.ªs, 3.ªs, 4.ªs, 5.ªs, 6.ªs, sábados e domingos com muita comunicação e informação sobre saldos, descontos, reduções, promoções e oportunidades únicas.

segunda-feira, 20 janeiro 2020 11:24

Concursite aguda

Ricardo Carvalho, CEO da Lisbon Project

Nos últimos 10 anos o setor da comunicação tem sido assolado por uma “doença” que tem infetado a atividade: chama-se concursite aguda. Em nome da transparência e com o objetivo de encontrar a melhor proposta de serviços, mediante necessidades de uma marca ou organização, instituiu-se como boa prática o lançamento de concursos por duas razões: por tudo e por nada.

segunda-feira, 13 janeiro 2020 11:52

Cinco erros elementares de gestão para qualquer negócio

Ramiro Brito, administrador do Grupo Érre

Cada negócio tem a sua especificidade e necessidade. Não existem fórmulas mágicas nem magos à prova de bala. Tornar um negócio operacional é complexo. Não é de todo uma missão impossível, nem tão pouco uma ciência alquímica, mas é exigente.

quarta-feira, 08 janeiro 2020 12:04

Mais marcas com propósito e menos marcas de propósito

Filipa Bello, Head of Brand and Creative Design da ZIPPY

Essência. Uma palavra que encerra uma data de significados e da qual não podemos deixar de falar ao abordar a definição atual de uma marca. Quando pensei sobre o tema, este foi o primeiro atributo que surgiu e de uso recorrente no meu dia a dia.

segunda-feira, 06 janeiro 2020 11:13

People trends in a digital disruptive era

Paula Oliveira, senior partner da SDO Consulting

Vivemos numa época de mudança turbulenta. Neste início de século, assistimos a uma evolução tecnológica sem paralelo, especialmente no campo da informação e da comunicação, como bem prova o advento da internet e das redes sociais à escala mundial.

segunda-feira, 16 dezembro 2019 10:21

Marketing de conteúdos: da interação à fidelização

Jorge Remondes, professor universitário, consultor e formador

Aceitei com gosto o convite para escrever este artigo de opinião na sequência da abordagem feita ao assunto em título no segundo volume do livro “Marketing Digital & E-Commerce”. Peter Drucker, entre outros, disse, na passagem de século e de milénio, que a informação seria o produto das marcas no século XXI. Desde então, com o desenvolvimento da web, o marketing de conteúdos evidenciou as suas potencialidades para garantir a interação com as comunidades online e, no limite, a fidelização das mesmas.

quinta-feira, 12 dezembro 2019 12:03

Brand management na era digital e humana

Carlos Manuel de Oliveira, autor de “O Marketing em Portugal” e “Brand Management na Era Digital e Humana”

A marca é um dos activos mais importantes das empresas. A evolução da tecnologia vem permitindo a entrega de soluções mais relevantes aos consumidores e mais rentáveis para as organizações, assumindo aqueles um papel central e de controlo das marcas, com o poder de as tornar vencedoras, ou de as poderem mesmo destruir.

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