Opinião

Amazon fala directamente com escritores. E as editoras?

Amazon fala directamente com escritores. E as editoras?

A Amazon irá publicar 122 livros durante este Outono. Serão livros de vários estilos literários e em ambos os formatos: físico e e-book.Esta é, sem dúvida, uma corrida que a Amazon pretende ganhar em competição com as editoras de Nova Iorque, que são, igualmente,  os seus principais fornecedores.

sexta-feira, 21 outubro 2011 12:01

 

Tal como vem anunciado no artigo da New York Times desta semana, os editores reclamam que a Amazon tem feito uma aproximação agressiva dos seus principais escritores desvalorizando o contributo que editores, críticos e agentes sempre deram à Amazon.

"Todos temem a Amazon", refere Richard Curtis, um editor de e-books e um já antigo agente. " Se somos uma livraria, a Amazon é nossa concorrente já há algum tempo... se somos uma editora... um dia acordamos e a Amazon já compete connosco também... e se somos um agente... a Amazon pode roubar o nosso almoço porque oferece a oportunidade aos escritores de publicarem o seus livros directamente e estamos fora!". É a velha estratégia "dividir para reinar", afirma Curtis.

Os executivos da Amazon, ao serem entrevistados, apesar de desvalorizarem a problemática, salientam que o panorama actual está em evolução: "as únicas pessoas realmente necessárias no processo de edição é o escritor e o leitor. Todos aqueles que estiverem no meio têm ambos riscos e oportunidades".

Amazon começou a dar a todos os autores, quer tenham ou não livros publicados na plataforma, acesso directo ao NielsenBookScan onde podem ver dados de vendas dos seus livros em mercados específicos como New Orleans ou Milwaukee.  Este acesso introduz um novo nível na comunicação entre escritores e os seus fans. Os editores prevêem um futuro onde o seu papel é relegado não apenas para 2º plano mas para fora do negócio.

Fonte: Omnicom Media Group

sexta-feira, 21 outubro 2011 12:19

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing