Opinião

Geração Chocapic

Logo Chocapic 25 Anos fundo branco

"Falar de Cereais de Pequeno-almoço em Portugal implica, inevitavelmente, falar de Chocapic, não fosse esta a marca de Cereais mais vendida em Portugal", escreve Elsa Santos, marketing manager da Nestlé Cereais, a propósito dos 25 anos da marca que se comemoram hoje.

quarta-feira, 07 dezembro 2011 11:16


Quando Chocapic foi lançado, em 1986, assistíamos a uma mudança nos hábitos alimentares dos Portugueses no momento do pequeno-almoço. Para rivalizar com o tradicional pão com manteiga e leite surgiam os flocos de cereais feitos de trigo ou milho, que misturados com leite, faziam as delícias de pequenos e graúdos. Rapidamente os cereais de pequeno-almoço ganharam adeptos e Portugal é actualmente o país com maior consumo per capita de cereais do sul da Europa, com 2,6kg por pessoa.

Os cereais Chocapic foram os primeiros cereais desenvolvidos a pensar nas preferências e necessidades nutricionais das crianças e rapidamente se tornaram presença habitual nas suas primeiras refeições.

A marca Chocapic tem na sua génese uma clara ligação ao Chocolate, bem visível no nome, e é esta a base do seu posicionamento e assinatura: "Forte em Chocolate". Ao logo destes 25 anos a marca manteve uma grande consistência ao nível do produto, da embalagem e da comunicação.

O elemento que sofreu a maior alteração foi a mascote da marca. No seu lançamento era um moinho, em alusão ao ingrediente principal, o cereal. Em 1991 surge a actual mascote, o cão Pico, o qual se mantém até hoje como um elemento central da comunicação da marca. Sempre acompanhado nas suas aventuras pelo seu amigo Pierre, a Pico pretende transmitir valores de companheirismo e amizade às crianças.

Mas a liderança de Chocapic no mercado de cereais é também reflexo da inovação, sendo que a gama Chocapic conta já com cinco produtos diferentes, entre eles as Barras de Cereais e Chocapic em saquetas individuais. Muito recentemente, a marca lançou Chocapic Recheados, uma mistura de flocos de cereais com cereais recheados de chocolate.

Hoje a marca reúne a preferência de muitos consumidores, para os quais Chocapic é inimitável na experiência de consumo pelo seu inconfundível sabor a chocolate. A forte ligação emocional à marca é também fruto das experiências vividas com os brindes e jogos das embalagens e pelas promoções e acções da marca, como a Fábrica de cereais Chocapic para os mais pequenos, na KidZania.

Neste vigésimo quinto aniversário vamos premiar os nossos consumidores através de uma grande acção promocional na qual atribuímos prémios todos os dias e para a qual desenvolvemos um site www.chocapic.pt, com muitas actividades e jogos.

Actualmente, são consumidas por ano mais de seis milhões de embalagens Chocapic, maioritariamente pelos mais jovens, mas não só. E por isso podemos dizer que Chocapic é uma marca que marca e atravessa gerações...

Elsa Santos, Marketing Manager Nestlé Cereais

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