Opinião

Lusa deve denunciar quem a usou com uma mentira

Lusa deve denunciar quem a usou com uma mentira

Conheço muito bem como trabalha a Lusa, que é a agência noticiosa portuguesa e por isso ainda mais cuidado tem (deve ter) ao elaborar as notícias. A Lusa não aceita fontes anónimas, só aceita declarações em "on" ou fontes devidamente autorizadas e reconhecidas para ela elaborar os seus conteúdos. É a sua Constituição, a sua carta de princípios.

sexta-feira, 17 fevereiro 2012 11:07


Por isso, tenho a certeza que o jornalista que publicou falou com a fonte e, pelo seu contacto com ela, tinha a certeza que era autorizada e oficial da parte da direcção do Sporting. Viu interesse jornalístico na informação, teve acesso exclusivo a ela pela fonte e publicou.

O problema, já sabemos, é que a informação era falsa e o jornalista e a Lusa foram utilizados, pela direcção do Sporting e pela sua fonte autorizada, para uma manobra de "spinning" que pretendia assassinar o carácter de Domingos, de imediato denunciada pelo brilhante comunicado emitido em nome dele.

Assim, face ao que sucedeu, não para se credibilizar, pois a Lusa é credível e tem um presidente muito credível, que é o Afonso Camões, mas para repor a verdade dos factos, a Lusa tem de denunciar quem lhe mentiu e vetar qualquer informação que seja prestada pela mesma fonte. Pois a imagem que passa é que a Lusa errou, não por culpa própria, mas sim por uma fonte que mentiu e usou a credibilidade da Lusa para passar uma informação falsa para proveito próprio.

Com este mentiroso "modus operandi", só cabe à Lusa denunciar quem a enganou.

Rui Calafate
(Artigo escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico)

sexta-feira, 17 fevereiro 2012 11:21

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing