Opinião

Marcas portuguesas que fazem parte da nossa vida IV - Experimentar é a palavra de ordem

Marcas portuguesas que fazem parte da nossa vida IV - Experimentar é a palavra de ordem

E se de repente o candeeiro lá de casa fosse feito com um tambor antigo de uma máquina de lavar e as cadeiras da sala fossem todas em cortiça? Pois este cenário é perfeitamente possível e é 100% português. Porque numa casa 100% nacional não pode faltar a habilidade e a capacidade de experimentar através do design.

sexta-feira, 04 maio 2012 12:42


Repensar os materiais, a forma como os encaramos e experienciamos e a forma como coabitam nas nossas casas é um trabalho fundamental para que uma marca consiga oferecer um produto diferenciador por si só.


Um óptimo exemplo deste engenho é a marca RewashLamp.  Com apenas um ano de existência, está já nas bocas do mundo. A fórmula? O casamento perfeito entre um tambor de uma máquina de lavar em fim de vida e um tripé de fotografia, com materiais à mistura como bolas de pingue-pongue, esfregões de arame ou rolhas de cortiça que dão textura e cor às peças. E voilá, fez-se luz!  Desta fusão quase improvável nascem candeeiros muito originais e com muito estilo. São peças onde a forma já nasceu com o objecto, os tambores recolhidos em equipamentos em fim de vida e todo o material que os decora são descontextualizados da sua habitual função, dando-lhes um novo papel e uma nova utilidade.


Experimentar é a palavra de ordem para a diferenciação e sem dúvida, a Corque Design consegue afirmar-se como outro grande exemplo deste género no panorama internacional. Fruto de um projeto de investigação da Susdesign, nasceu da iniciativa da empresa de encontrar um material que pudesse ser, simultaneamente, sustentável e "interessante" a nível de design. O vencedor não deixou grandes dúvidas e a cortiça foi eleita o material por excelência. Desta iniciativa nasceu a Corque Design e com ela toda uma nova forma de ver e trabalhar a cortiça: para além de ser uma matéria-prima muito diferenciadora a nível táctil, o território do mobiliário de cortiça estava ainda muito por explorar, permitindo escolher novas formas e padrões para as peças da marca.


A marca conta com um leque de produtos que vão desde o acessório para a mesa até cadeiras, pufs e até mesmo papel de parede. Tudo feito única e exclusivamente em cortiça. Um material que até à data tinha um uso limitado para as potencialidades que tem para dar e mais, é sustentável, diferenciador, exclusivo e tem uma origem 100% portuguesa. Oriundo do Alentejo é depois transformado no Norte de Portugal para dar lugar a peças que são já um grande sucesso além-fronteiras em mercados como os Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Holanda, Finlândia, Itália, Japão ou Hong-Kong.


Por isso não se espante se alguma vez alguém lhe disser que tem o interior de uma máquina de lavar no lugar do candeeiro e que as paredes da casa são todas decoradas com cortiça. Trata-se apenas do engenho português e das nossas marcas a marcar posição e a afirmar todo o seu mérito.


Porque acreditamos numa casa 100% nacional e num Portugal criativo e 100% excepcional.*

*Artigo escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico

Fonte: PortugalBrands




terça-feira, 08 maio 2012 11:14

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing